CINEMA DE GRUPO,

NOTAS DE UMA PRÁTICA ENTRE EDUCAÇÃO E CUIDADO

Autores

Palavras-chave:

Cinema de grupo, educação, cuidado, pedagogia do dispositivo

Resumo

O artigo mapeia as principais características do que temos chamado de cinema de grupo, uma experiência de criação de sons e imagens inseparável dos processos subjetivos dos envolvidos.  Trabalhamos as questões conceituais e metodológicas que têm atravessado nossas práticas e pesquisas ao longo dos últimos anos em grupos com estudantes, professores e público em geral. Refletimos sobre o cinema de grupo e suas interfaces com a educação e, sobretudo, as práticas de cuidado. Apontamos ainda para os processos formativos e os desafios colocados para a formação de trabalhadores que atuem com esse tipo de prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Migliorin, UFF

O artigo é assinado por Fórum Nicarágua.
Compõe o Fórum nesse artigo: Cezar Migliorin, Douglas Resende, Arthur Medrado e Viviane Cid.

Referências

BAREMBLITT, Gregório, et al. Grupos: teoria e técnica. In : Grupos: teoria e técnica. 1986.
BION, W. R. Experiências com grupos (2a ed., W. I. Oliveira, trad.). Rio de Janeiro: Imago; São Paulo: EDUSP, 1975.
COMOLLI, Jean-Louis. Notes sur l’être ensemble. In: Corps et cadre: cinéma, étique et politique. Paris: Verdier, 2012.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. Editora Cosac Naify, 2014.
DELEUZE, Gilles. A Lógica da Sensação. Rio de. Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
DELEUZE, G. Três problemas de grupo. In: GUATTARI, F. Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. São Paulo: Ideias & Letras, 2004.
DESANTI, J. T. et al. Voir ensemble: douze voix autour d’un texte de Jean-Toussaint Desanti. Paris: Gallimard, 2003.
FERNÁNDEZ, Ana Maria. O campo grupal. Notas para uma genealogia. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Fórum Nicarágua. A pedagogia do dispositivo. Revista Devires – UFMG v.15, n.1. Belo Horizonte, jan.jun 2018.
MIGLIORIN, Cezar. Cinema e clínica: notas com uma prática. Metamorfose: Revista Interdisciplinar de Arte, Ciência e Tecnologia, Salvador, v. 4, n. 4, p. 31-46, jun. 2020.
MiGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema de Brincar. Belo Horizonte: Ed. Relicário, 2019.
OURY, J. O coletivo. São Paulo: Hucitec; 2009.
PASSOS, Eduardo e BENEVIDES DE BARROS, Regina. A Construção do Plano da Clínica e o Conceito de Transdisciplinaridade In: Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Jan-Abr 2000, Vol. 16, n. 1.
SAFATLE, Vladimir. Circuito dos Afetos: corpos políticos, desamparo, fim do Indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

MIGLIORIN, C.; RESENDE, D.; CID, V.; MEDRADO, A. CINEMA DE GRUPO,: NOTAS DE UMA PRÁTICA ENTRE EDUCAÇÃO E CUIDADO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 159–164, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/546. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde