EDUCAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS CONTEMPOR NEAS: TENDÊNCIAS ON-LINE, LITERACIAS E COMPETÊNCIAS MULTIPLATAFORMA

Autores

  • Paulo Cesar da Silva Teles Universidade Estadual de Campinas
  • Karla Isabel Souza Universidade de Campinas
  • Marciel Aparecido Consani Universidade de São Paulo
  • Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti Universidade de São Paulo / Senac - SP

Palavras-chave:

Comunicação e Educação, Competências midiáticas e informacionais, Design informacional, Narrativas Interativas, Educação online.

Resumo

O presente artigo consiste numa breve revisão teórica de um conjunto de tendências que atualmente emergem na interface entre tecnologias, mídias e educação. Os temas aqui tratados se concatenam à contemporaneidade contextual no que tange às aplicações, usos, políticas e demandas por competências transversais às áreas de comunicação, arte, educação, informática, bem como às possíveis "agregações" que possam ocorrer a partir de outras áreas, por via de natureza "temática" (assunto a ser tratado) ou "complementar" (especificidades técnicas necessárias à produção e desenvolvimento de um determinado conteúdo, produto ou sistema). 

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Biografia do Autor

Paulo Cesar da Silva Teles, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2009) com Pos-Doutorado pela ECA/USP (2015). É professor da Unicamp nos cursos de graduação em Comunicação Social - Midialogia e Artes Visuais, no curso de Especialização em Design (Instituto de Artes) e no curso de especialização em Jornalismo Científico, e mestrado em Divulgação Científica (Labjor). É também midiartista.

Karla Isabel Souza, Universidade de Campinas

Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas com Pós Doutorado em Educação e Tecnologia pela Universidad Alcalá Henares na Espanha como bolsista CAPES. Pesquisadora colaboradora do LANTEC - FE - UNICAMP - Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Marciel Aparecido Consani, Universidade de São Paulo

Marciel Aparecido Consani é doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2008) com pós-doutorado junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Educomunicação do Centro de Comunicação e Artes (CCA) da ECA/USP.

Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti, Universidade de São Paulo / Senac - SP

Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti é Doutora em Ciências da Comunicação (PPGCOM) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2017) e Pesquisadora Associada do NACE Escola do Futuro - USP. Docente e coordenadora do Bacharelado em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Senac - Santo Amaro e da Pós-graduação Gestão de Comunicação em Mídias Digitais.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

TELES, P. C. da S.; SOUZA, K. I.; CONSANI, M. A.; VETRITTI, F. G. C. de M. EDUCAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS CONTEMPOR NEAS: TENDÊNCIAS ON-LINE, LITERACIAS E COMPETÊNCIAS MULTIPLATAFORMA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 77–97, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/336. Acesso em: 25 abr. 2024.