O HUMOR DE CHICO ANYSIO NAS PROPAGANDAS DA HAVAIANAS NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980

Autores

  • Maicon Ferreira de Souza Unicentro http://orcid.org/0000-0003-1776-5686
  • João Antonio Franz Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.019

Palavras-chave:

Propaganda, Audiovisual, Humor, Havaianas, Chico Anysio

Resumo

Objetivo desse trabalho é identificar se a marca Havaianas conduziu o padrão de humor em suas propagandas protagonizadas por Chico Anysio, ou se foi Chico Anysio quem determinou a abordagem humorística nos comerciais da marca. Tendo como base as teorias do humor criadas por Bergson, e como corpus os comerciais da Havaianas entre as décadas de 1960 e 1980, comparados com outros comerciais da mesma época, porém de diferentes marcas e linguagens. Constatamos que o humor de Chico tem de fato, relação com a marca Havaianas e foi utilizado em sua originalidade como humor de mercado.

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Biografia do Autor

Maicon Ferreira de Souza, Unicentro

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Mestre em Televisão Digital, Doutor em Comunicação e Linguagens.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

SOUZA, M. F. de; FRANZ, J. A. O HUMOR DE CHICO ANYSIO NAS PROPAGANDAS DA HAVAIANAS NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 117–140, 2018. DOI: 10.4322/2179-1465.019. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/348. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Espaço Convergente