SEMI-AUTOBIOGRAFIAS TELEVISIVAS E AUTONOMIA NARRATIVA

MODOS OUTROS DE CONTAR E REPRESENTAR NAS SÉRIES I MAY DESTROY YOU E BETTER THINGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p101-127

Palavras-chave:

ficção seriada televisiva, autoficção, narrativa

Resumo

Neste artigo, trago uma análise inicial de como I May Destroy You e Better Things trazem histórias e representações que, atravessadas pelas identidades de suas criadoras-roteiristas-protagonistas Michaela Coel e Pamela Adlon, sustentam um certo nível de autonomia narrativa (MENDES, 2008) ao recusar padrões tanto representacionais quanto textuais e estruturais propagados pela indústria televisiva americana e suas produções hegemônicas. Dando continuidade à minha pesquisa dedicada a séries semi-autobiográficas, debato como esses fatores de transgressão estão ligados também à maneira como se operacionaliza um processo de autoficcionalização ultrapersonalista no roteiro de tais produções, que vem se proliferando cada vez mais na TV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Pinho, Universidade Federal Fluminense

Roteirista. Doutorando no PPGCOM-UFF (linha Mídia, Cultura e Produção de Sentido), por onde também obteve o título de Mestre. Participante do grupo de pesquisa TeleVisões (UFF). Orientação: Mayka Castellano. 

Referências

ANG, Ien. A ficção televisiva no mundo: melodrama e ironia em perspectiva global. Matrizes, v. 4, n. 1, 2010.

BUSSE, Kristina. The Return of the Author: Ethos and Identity Politics. IN: A Companion to Media Authorship, p. 48-68, 2013.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo. Autêntica, 2015.

CAMPBELL, Joseph. Herói de Mil Faces, O. Cholsamaj Fundacion, 2004.

CASTELLANO, Mayka; MEIMARIDIS, Melina. A ascensão do showrunner: autoria e legitimidade na era da Peak TV. In: HOLZBACH, Ariane; CASTELLANO, Mayka (orgs.). TeleVisões: reflexões para além da TV. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

___________________; MEIMARIDIS, Melina; FERREIRINHO, Gabriel. Dramas televisivos de prestígio e masculinidade. Comunicação & Inovação, v. 20, n. 44, 2019.

FAEDRICH, Anna. O conceito de autoficção: demarcações a partir da literatura brasileira contemporânea. ITINERÁRIOS–Revista de Literatura, n. 40, 2015.

FIELD, Syd. Manual do roteiro. Editora Objetiva, 2001.

FORD, Jessica. Feminist cinematic television: Authorship, aesthetics and gender in Pamela Adlon’s Better Things. fusion journal, v. 14, p. 16-29, 2018.

____________. Women’s indie television: the intimate feminism of women-centric dramedies. Feminist Media Studies, v. 19, n. 7, p. 928-943, 2019.

GIBBONS, Alison. Contemporary autofiction and metamodern affect. IN: Metamodernism: Historicity, Affect, and Depth after Postmodernism, p. 117-130, 2017.

HALL, S. Cultura e Representação.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.

HAVAS, Julia; SULIMMA, Maria. Through the Gaps of My Fingers: Genre, Femininity, and Cringe Aesthetics in Dramedy Television. Television & New Media, p. 1-20, 2018.

JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rocco, 2007.

_________________. Ficções do Real: estéticas do realismo e pedagogias do olhar. Rio de Janeiro: Ciberlegenda, n. 23, p. 6, 2010.

LANDAU, Neil. TV writing on demand: Creating great content in the digital era. Taylor & Francis, 2018.

MCKEE, Robert. Story: style, structure, substance, and the principles of screenwriting. Harper Collins, 1997.

MEIMARIDIS, Melina. A Indústria das Séries Televisivas Americanas. Culturas Midiáticas, v. 10, n. 1, 2017.

MENDES, João Maria. Cultura narrativas dominantes: o caso do cinema. Universidade Autónoma de Lisboa, 2009.

NEWMAN, Michael Z. From beats to arcs: Toward a poetics of television narrative. The Velvet Light Trap, v. 58, n. 1, p. 16-28, 2006.

PARSEMAIN, Ava Laure. The Pedagogy of Queer TV. Springer International Publishing, 2019.

PINHO, João Pedro. Semi-autobiografia, marcas autorais, estética e visão realista em séries cômicas aclamadas pela crítica: Uma análise de Better Things e Master of None. Comunicon: III Encontro de GTs de Graduação, Anais. São Paulo, 2018.

_________. A Representação de Imigrantes e seus Descendentes na Televisão Estadunidense: As “Semiautobiografias” Ramy e Master of None. MEDIACOM, Anais. São Paulo, 2019.

_________. Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: Uma Análise de Better Things e Master of None. Dissertação de Mestrado. Niterói: PPGCOM, Universidade Federal Fluminense, 2021.

PIPER, Melanie. Louie, Louis: The Fictional, Stage, and Auteur Personas of Louis CK in Louie. Persona Studies, v. 1, n. 1, 2015.

PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. floresta, v. 480, p. 709, 1983

RUSTAD, Gry C.; SCHWIND, Kai Hanno. The joke that wasn’t funny anymore: Reflections on the metamodern sitcom. Metamodernism: Historicity, affect, and depth after postmodernism, p. 131-146, 2017.

SHAI, Ayelet. Affect and Feminist Storytelling in Three Spanish American Novels: Leonora by Elena Poniatowska, De un salto descabalga la reina by Carmen Boullosa, and El infinito en la palma de la mano by Gioconda Belli. 2020.

SALAMOVA, Zemfira. Adaptation of stand-up persona to the narratives of sitcom and dramedy. Series-International Journal of TV Serial Narratives, v. 2, n. 1, p. 35-46, 2016.

SIBILIA, Paula. O show do eu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

____________. Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 17, n. 3, p. 353-364, 2015.

____________. "MADAME BOVARY SOU EU": A ficção acuada sob a ilusão da transparência, da correção política e da autenticidade. In: Anais XXVII Encontro Anual da Compós. Minas Gerais, 2018.

SMITH, Greg M. A case of Cold Feet: serial narration and the character arc. Journal of British Cinema and Television, v. 3, n. 1, p. 82-94, 2006.

STEPHEN, Bijan. Atlanta Dreaming. Dissent, v. 65, n. 3, p. 6-10, 2018.

SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno (1880-1950), trad. Luiz Sérgio Répa, São Paulo, Editora Cosac & Naif, 2001.

VOGLER, Christopher. The Writer's journey. Studio City, CA: Michael Wiese Productions, 2007.

YOSHINAGA, Ida M. The Surprisingly Fantastic Script: Imaginative Immaterial Labor," Multitudinous" Screenwriting, and Genre Innovation Within Peak TV. 2018. Tese de Doutorado. University of Hawaiʻi at Mānoa.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

PINHO, J. P. SEMI-AUTOBIOGRAFIAS TELEVISIVAS E AUTONOMIA NARRATIVA: MODOS OUTROS DE CONTAR E REPRESENTAR NAS SÉRIES I MAY DESTROY YOU E BETTER THINGS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 101–127, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p101-127. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/617. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais