NA DIALÉTICA, O DESLUGAR

A PARIS QUE LIBERTA E APRISIONA EM LE PONT DU NORD

Autores

Palavras-chave:

Deslugar, Dialética hegeliana, Jacques Rivette, Le Pont du Nord, Paisagem urbana

Resumo

O estudo, de natureza especulativa, analisa o filme Le pont du Nord (RIVETTE; 1981) buscando identificar uma estética de deslugar expressa na dialética de liberdade/clausura das imagens de Paris. Parte-se da hipótese de que as formulações sobre deslugar e dialética se interseccionam: enquanto Hegel (1964) indica a contradição como mola propulsora do estado permanente de transitoriedade, a ideia de deslugar, de forma semelhante, se caracteriza por uma relação de ambiguidades e contradições, nem/nem, que resulta em um devir do sujeito (FISCHER, 2010). Propõe-se que, na obra, o possível ponto de encontro entre as teorias é a paisagem da capital francesa.

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Biografia do Autor

Natália Lago Adams, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (2020) da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, Brasil), no qual foi bolsista da CAPES e CNPq.

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Coordenadora e docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Eikos - Imagem e Experiência Estética (CNPq-PPG CineAv / Unespar).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

LAGO ADAMS, N.; FISCHER, S. NA DIALÉTICA, O DESLUGAR: A PARIS QUE LIBERTA E APRISIONA EM LE PONT DU NORD. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 285–300, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/462. Acesso em: 20 abr. 2024.