A Arte no Espaço-Tempo: arqueologia da r.u.a - realidade urbana aumentada. Quando o encontro se transforma em um território artístico, coletivo e expandido

Autores

  • Hermes Renato Hildebrand UNICAMP
  • Lilian Amaral UNESP

Palavras-chave:

Espaço, Tempo, Território, Interações Artísticas Urbanas

Resumo

A presente discussão propõe analisar a arte no âmbito do “espaço-tempo” dando ênfase ao urbano e deslocando os objetos para o campo da estética. Transitar entre as interfaces, mediações, processos e fluxos parece ser um dos dilemas enfrentados pelas artes hoje. Através das dinâmicas sociais, das práticas criativas e produtivas e do uso dos meios digitais que convergem e hibridizam-se, a investigação em processo propõe identificar elementos como a ubiqüidade e a pervasividade que diante do espaço urbano e virtual, reconfiguram-se na perspectiva de novas cartografias do agora que incidem na constituição dos imaginários urbanos contemporâneos em constante mutação. Aqui objetivamos investigar os modos de fazer artísticos que se apropriam do “espaço-tempo” diante de um modelo participativo e compartilhado das redes, através dos processos de transformação dos territórios e de suas implicações políticas, sociais e tecnológicas no tecido urbano, tendo como eixos a criatividade social, a ação coletiva e as práticas artísticas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes Renato Hildebrand, UNICAMP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular na UNICAMP e na PUCSP.

Lilian Amaral, UNESP

Pós-doutoranda em Artes na UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.

Referências

DELEUZE, Giles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

COSTA, Mario. O sublime tecnológico. São Paulo: Experimento, 1994.

LEMOS, André. Experiência estética em redes sociais. Palestra realizada no Seminário: Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade em 23/10/2008. Casa Fiat de Cultura. Belo Horizonte/MG. Projeto Sempre Um Papo. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XA4EEoQ33nM

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

ZOURABICHVILI, Francois. O Vocabulário de Deleuze. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Coleção Conexões, 2009.

Downloads

Como Citar

HILDEBRAND, H. R.; AMARAL, L. A Arte no Espaço-Tempo: arqueologia da r.u.a - realidade urbana aumentada. Quando o encontro se transforma em um território artístico, coletivo e expandido. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 194–207, 2011. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/47. Acesso em: 23 abr. 2024.