Corpo 4K: processos de espacialização e hibridação na poética live e tecnologia 4k

Autores

  • Danilo Nazareno Azevedo Baraúna USP
  • Almir Antonio Rosa USP

Palavras-chave:

Tecnologia 4K, espacialização, poética live, hibridação

Resumo

Neste trabalho realizamos um relato analítico da performance audiovisual Corpo 4K, dirigida por Almir Almas. Os principais eixos de análise são o processo de espacialização do vídeo a partir da transmissão e projeção (tecnologia 4K), o hibridismo cultural apresentado (Japão-Afro-Brasil) e o caráter live do trabalho e seus desdobramentos na relação artista e fruidor. Metodologicamente nos valemos de uma análise a partir da participação e observação direta na realização e na montagem da obra, e de documentos de processo como o roteiro de direção, o registro da performance e depoimentos dos artistas participantess coletados logo após a finalização da apresentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Nazareno Azevedo Baraúna, USP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária (UEPA). Bacharel e Licenciado em Artes Visuais (UFPA). Integrante do grupo de pesquisa Bordas Diluídas: questões da espacialidade e da visualidade na arte contemporânea (ICA-UFPA) e do Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia – GIIP (IA-UNESP)

Almir Antonio Rosa, USP

Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Videoartista, VJ e Cineasta. Pesquisa e realiza trabalhos em televisão digital, interatividade, cinema, videoarte, arte eletrônica, intervenção urbana e cultura japonesa. Foi bolsista no Japão em duas oportunidades, com atuação em produção televisiva e estudos de pós-graduação. Possui publicações em TV, cinema, vídeo, arte & tecnologia e poesias.

Referências

ALMAS, Almir. Televisão Digital Terrestre: sistemas, padrões e modelos. São Paulo: Editora Alameda, 2013.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009

CARVALHO, Ana. Experiência e fruição nas práticas da performance audiovisual ao vivo. TECCOGS: revista digital de tecnologias cognitivas. 6 ed. São Paulo: PUC-SP, 2012.

GÁRCIA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

HANSEN, Mark B. N. New Philosophy for new media. Estados Unidos: MIT Press, 2006.

JONES, Randy. New Eyes for the mind. In: DEBACKERE, Bonis; ALTENA, Arie (org.). The Cinematic Experience. Amsterdam: The Sonicactes Press, 2008.

KATTENBELT, Chiel. Intermediality in Theatre and Performance: Definitions, Perceptions and Medial Relationships. In: Culture, Language and Representation. Vol. VI. 2008.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997

MARCONDES FILHO, Ciro. O princípio da razão durante: comunicação para os antigos, a fenomenologia e o Bergsonismo: nova teoria da comunicação III / tomo I. São Paulo: Paulus, 2010.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: Construção da obra de arte. 2 ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

STENGERS, Isabelle. Thinking with Whitehead: a free and wild creation of concepts. Cambridge, Massachusetts, and London, England: Harvard University Press, 2011.

Downloads

Publicado

2015-06-28

Como Citar

AZEVEDO BARAÚNA, D. N.; ANTONIO ROSA, A. Corpo 4K: processos de espacialização e hibridação na poética live e tecnologia 4k. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 296–315, 2015. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/231. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Espaço Convergente