A Obra Cinematográfica como Formadora de Sentidos: uma análise do filme Memórias de uma Gueixa

Autores

  • Dangela Maria Perufo FAG
  • Vanessa Cavalli UNISUL

Palavras-chave:

Cinema, literatura, linguagem,

Resumo

O estudo tem como objetivo verificar o papel da Direção de Arte como formadora de sentidos em imagens e sons, dentro do conjunto da produção cinematográfica, analisando dois aspectos: figurino e fotografia, no filme Memórias de uma Gueixa, dirigido por Rob Marshall. Inicia-se o texto tratando de referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa, conceituando tópicos como nova linguagem oral, cultura, adaptação de literatura para vídeo, linguagem verbal e não verbal. O artigo também trata de definições dos dois aspectos de direção de arte estudados e características da cultura das gueixas. Em seguida, faz-se a análise de quatro momentos intensos da vida da protagonista.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dangela Maria Perufo, FAG

Graduada em Publicidade e Propaganda pela FAG, Especialista em Gestão e Planejamento de Eventos pela Unipar.

Referências

ADORNO, Theodor W. Dialética do Esclarecimento. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zabar, 1985.

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e Sons, A nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2004.

FONTES, Martins. Psicologia da Arte. São Paulo: Marins Fontes, 1999. 1ª Ed. GOLDEN, Arthur. Memórias de Uma Gueixa. São Paulo: Imago, 2006.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Psicanálise. Tradução, Wolfgang Leo Maar, Robespierre de Oliveira e Isabel Loureiro. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução, Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 2003.

REVISTA MADE IN JAPAN. Um universo desvendado. fev.. 2006 Disponível em: <http://madeinjapan.uol.com.br/2006/02/09/gueixas-2/>Acesso em 30 abr. 2010.

REVISTA ISTOÉ. O misterioso mundo. ed. 1900 Mar. 2006. Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/18004_O+MISTERIOSO+MUNDO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage>. Acesso em 30 abr. 2006.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2004.

SANTAELLA, Lúcia; NÖRTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001. 3ª ed.

Downloads

Como Citar

MARIA PERUFO, D.; CAVALLI, V. A Obra Cinematográfica como Formadora de Sentidos: uma análise do filme Memórias de uma Gueixa. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 317–338, 2010. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/25. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas