Estética do documentário S3D, o enigma da imagem estereoscópica

Autores

  • Hélio Augusto Godoy de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Estereoscopia, Filme, Filosofia, Metafísica, Cognitivismo, Realismo

Resumo

Durante mais de dez anos de pesquisa teórica e prática, foi possível analisar os avanços tecnológicos, metodológicos e artísticos da realização de filmes documentários estereoscópicos (documentários S3D2). Documentários, em meu ponto de vista, são índices da Realidade e o S3D aponta para uma Realidade Metafísica. Este artigo tem por objetivo discutir a imagem estereoscópica em um patamar filosófico, como forma de compreensão do mundo sob um viés Realista, para isso considera dignos de análise autores como C.S.Peirce, Jacob von Uexküll, J.J.Gibson e Wolfgang Smith. O resultado é a retomada de aspectos da Metafísica como significado imagético.

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Biografia do Autor

Hélio Augusto Godoy de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor associado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Leciona Fotografia, Documentário e Semiótica no Curso de Graduação em Jornalismo e no Mestrado em Comunicação. É Biólogo pela USP (1982), Mestre em Cinema pela USP (1991) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1999). Desde
2003, desenvolve pesquisa a respeito da linguagem e da tecnologia dos filmes estereoscópicos, com ênfase para os documentários. Atualmente dedica-se à compreensão das relações entre a Imagem Estereoscópica, o Realismo Filosófico e a Teoria do Cinema.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

AUGUSTO GODOY DE SOUZA, H. Estética do documentário S3D, o enigma da imagem estereoscópica. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 82–101, 2015. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/241. Acesso em: 19 abr. 2024.