SILENCIO DIGITAL

LA PLATAFORMA MÁS INGLÉS Y LA INVISIBILIZACIÓN DE SUJETOS EN LA EDUCACIÓN PÚBLICA DE MT

Autores/as

  • Jose Isavam Olivera Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) https://orcid.org/0009-0005-2026-7129
  • Juliana Faltz Taborelli Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Danie Marcelo de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p415-434

Palabras clave:

Análisis del Discurso, Políticas Educativas, Silenciamiento Discursivo

Resumen

El artículo analizó reportajes sobre políticas educativas en Mato Grosso, destacando el discurso del Secretario de Educación. Basado en Laval (2010), Van Leeuwen (2016) y Spivak (2010), se aplicó el análisis crítico del discurso para revelar cómo las narrativas institucionales silencian a docentes y estudiantes. Se identificó que el discurso oficial refuerza la lógica neoliberal y oculta las desigualdades sociales, promoviendo un epistemicidio simbólico al desvalorizar los saberes locales. Se concluye que la retórica de la modernización educativa legitima y perpetúa estructuras de poder desiguales en la educación pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jose Isavam Olivera Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT) e mestre em Letras (Unemat, 2024). Licenciado em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia. É professor efetivo de Inglês na rede estadual de Mato Grosso (Seduc-MT), na Escola Estadual Oscar Soares.

Juliana Faltz Taborelli, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), licenciada em Letras (Português/Inglês) pela mesma instituição. Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso (Seduc-MT), atua nas áreas de estudos discursivos, políticas linguísticas, formação de professores e ensino de língua inglesa na escola pública.

Danie Marcelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2007) e mestre em Educação pela UFMT (2000). Professor associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso, com experiência em Linguística Aplicada, atuando em temas como ensino de inglês, racismo, inclusão, gênero, sexualidades e ensino de línguas para pessoas com deficiência. Atualmente é coordenador de área de Língua Inglesa do PIBID e editor-chefe da área de Linguística da revista Polifonia.

Citas

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de André Telles. São Paulo: Boitempo, 2019.

MARSON, L. C.; CAMARGO, R. C. M. Crenças de professoras sobre o uso da Plataforma Inglês Paraná. Revista Linguagens & Cidadania, [s.l.], v. 26, n. 1, p. 66–84, 2024. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/linguagens/article/view/7046. Acesso em: 8 jul. 2025.

OLHAR DIRETO. Seduc investe em ensino de inglês com plataforma digital e tecnologia assistiva. Cuiabá, 14 mar. 2024. Disponível em: https://www.olhardireto.com.br/. Acesso em: 8 jul. 2025.

PAVEAU, M. A. L’analyse du discours numérique: dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann, 2017. Disponível em: https://shs.cairn.info/l-analyse-du-discours-numerique--9782705693213?lang=fr. Acesso em: 30 out. 2025.

R7. Aluna cega de MT conquista vaga em intercâmbio após usar plataforma de inglês da rede pública. São Paulo, 13 mar. 2024. Disponível em: https://www.r7.com/. Acesso em: 8 jul. 2025.

SANTANA, P. A. R.; SANTANA, N. S.; FIGUEIREDO, D. C. Uma ferramenta que veio inovar o ensino da língua inglesa na rede pública: análise crítica do discurso da notícia de lançamento da Plataforma Inglês Paraná. Estudos de Linguagem, v. 75, n. 3, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/47485. Acesso em: 8 jul. 2025.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (SEDUC-MT). Plataforma Mais Inglês amplia acesso ao ensino de língua inglesa na rede pública estadual. Cuiabá, 10 out. 2023. Disponível em: https://www.seduc.mt.gov.br/. Acesso em: 8 jul. 2025.

SELWYN, N. Education in a digital world: global perspectives on technology and education. New York: Routledge, 2013.

SILVA, S. G. da. O ensino da língua inglesa através da Plataforma Mais Inglês em MT. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês) – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, 2023. Disponível em: https://sguweb.unicentro.br/app/webroot/arquivos/atsubmissao/TCC_SABRINA_GOES_CORRIGIDO.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

VAN LEEUWEN, T. Introdução à análise do discurso: teoria e prática. Tradução de Maria Inês Baptista. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Publicado

2025-11-07

Cómo citar

SILVA, Jose Isavam Olivera; TABORELLI, Juliana Faltz; MARCELO DE JESUS, Danie. SILENCIO DIGITAL: LA PLATAFORMA MÁS INGLÉS Y LA INVISIBILIZACIÓN DE SUJETOS EN LA EDUCACIÓN PÚBLICA DE MT. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 415–434, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p415-434. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/891. Acesso em: 8 nov. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.