A Favela: narrativas migrantes e perspectivas de futuro em cinco produções audiovisuais

Autores

  • Daniele Gross ECA/USP
  • Paula Paschoalick ECA/USP

Palavras-chave:

favela, perspectivas de futuro, produções audiovisuais brasileiras, políticas da representação, narrativas migrantes

Resumo

Esta proposta busca articular uma análise das narrativas migrantes e suas proposições de perspectivas para o futuro da população favelada brasileiras em obras audiovisuais entre as décadas de 1990 e 2007, período da retomada comercial da produção cinematográfica no país. Especificamente analisaremos as narrativas fílmicas das produções: Notícias de uma Guerra Particular, Palace II, Cidade de Deus, Cidade dos Homens (série) e Cidade dos Homens (filme), na tentativa de delinear suas propostas discursivas sobre a favela e principalmente as perspectivas de futuro que cada uma dessas obras apresenta para essa parcela socialmente marginalizada da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Gross, ECA/USP

Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais e mestre (2010) em Ciências da Comunicação, ambos pela ECA/USP. Membro do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da USP, atua como docente de cursos de Comunicação Social.

Paula Paschoalick, ECA/USP

Mestre em Ciências da Comunicação e doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, ambos pela ECA/USP. Atua como infografista da Editora Moderna, e webmaster e programadora dos sites: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), Revista Científica Eletrônica Rumores (MIDIATO-ECA/USP), Revista Científica Eletrônica Significação (PPGMPA-ECA/USP), Revista Científica Eletrônica Rebeca (SOCINE).

Referências

Referências Bibliográficas

AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Ática, 1997.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. Trocas, Apropriações, Pilhagens: literatura, cinema e cultura de massa. IN: _____. Narrativas Migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

HAMBURGER, Esther. Políticas da Representação: ficção e documentário em Ônibus 174. IN: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir. O Cinema do Real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

______. Violência e pobreza no cinema brasileiro recente: reflexões sobre a idéia de espetáculo. Novos Estudos. Edição 78, julho 2007.

RESENDE, Fernando. A Narratividade do discurso jornalístico – a questão do outro. Revista Rumores, 2009. Acessível em: http://200.144.189.42/ojs/index.php/rumores/article/viewFile/6799/6142

MEYER, Vick. A vida como ela é/pode ser/deve ser? O programa Aqui Agora e cidadania no Brasil. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, n. 1, 2006.

Filmografia

AQUI AGORA. Direção: Albino Castro, Dácio Nitrini. Rio de Janeiro: SBT, 1991-1997.

CIDADE DE DEUS. Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 2002.

CIDADE DOxS HOMENS. Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 2002.

CIDADE DOS HOMENS. Direção: Paulo Morelli. Rio de Janeiro: 2007.

NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR. Direção: João Moreira Salles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 1999.

PALACE II. Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund. Rio de Janeiro: 2000.

Downloads

Publicado

2013-08-11

Como Citar

GROSS, D.; PASCHOALICK, P. A Favela: narrativas migrantes e perspectivas de futuro em cinco produções audiovisuais. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 145–158, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/132. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas