A Transformação da Experiência com Livros a partir da Inserção de Algoritmos: uma discussão sobre e-readers
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901003Palavras-chave:
Interatividade, Mobile, Comunicação, Novas MídiasResumo
Os e-readers a cada dia oferecem mais funcionalidades aos consumidores. Um dos objetivos do e-reader é proporcionar uma experiência de leitura similar ao dos livros impressos, porém com facilidades proporcionadas por algoritmos. O objetivo desta pesquisa foi analisar os algoritmos presentes nos softwares de e-readers, comparando as diferentes funcionalidades do dispositivo com os livros impressos, além de abordar a experiência do usuário e suas nuances. Por fim, discutiu-se o motivo que impede os e-readers de se popularizarem. Concluiu-se que os níveis do design emotivo, demonstrado por Donald Norman, ajudam a interpretar relações de experiências com os e-readers e livros impressos.
Downloads
Referências
AQUINO, M. A. Metamorfoses da cultura: do impresso ao digital, criando novos formatos e papéis em ambiente de informação. Ciência da informação, v. 33, n. 2, 2004.
BITENCOURT, E. Livro digital, uma plataforma que lê. VIII Simpósio Nacional da ABCiber: Comunicação e Cultura na Era de Tecnologias Midiáticas Onipresentes e Oniscientes. Disponível em:
https://www.researchgate.net/profile/Elias_Bitencourt/publication/305774051_Livro_digital_uma_plataforma_que_le/links/57a0c22d08aeb1604832b23c/Livro-digital-uma-plataforma-que-le.pdf.> Acesso em: 29 Mar. 2018.
FURTADO, J. O papel e o pixel. In: Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do livro, 2006.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GRILO, A. Design inspirado na natureza: do funcional ao emocional. Disponível em: https://medium.com/@andregrilo/design-inspirado-na-natureza-do-funcional-ao-emocional-7e3afa8465ae. Acesso em 31 Mar. 2018.
KRUG, Steve. Não me faça pensar: atualizado: uma abordagem de bom senso à usabilidade web e mobile. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.
LEMOS, A. Livro e mídia digital. 2011. Disponível em: http:// andrelemos.info/2011/10/flica/. Acesso em: 29 Mar. 2018.
LÈVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1994.
LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MCLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional, Editora da USP, 1972.
MORVILLE, Peter. User Experience Design. 2004. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 30 Mar. 2018.
NICOLAU, M. (Org). O livro digital e suas múltiplas perspectivas. João Pessoa: Editora Idéia, 2014.
NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rocco, 2008.
NORMAN, Donald. The Definition of User Experience (UX). 1998. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/. Acesso em: 30 Mar. 2018.
PROCÓPIO, Ednei. O livro na Era Digital. São Paulo: Giz Editorial, 2010.
RAMAL, A. C. Ler e escrever na cultura digital. Porto Alegre: Revista Pátio, ano 4, no. 14, agosto-outubro 2000, p. 21-24. Disponível em: < http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/literatura/0003.html > Acesso em: 29 Mar. 2018.
RODRIGUES, A; CRESPO, I. E-book reader: um novo cenário em informação e bibliotecas. Información, cultura y sociedad, n. 28, p. 91-110, 2013.
SANTAELLA, L. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 1997, p.31¬ 44.
SCHERMACH, Alexandre; MORAES, Rodrigo. A experiência do usuário e o livro digital. Unoesc & Ciência-ACET, v. 4, n. 2, p. 243-252, 2013.
SHEDROFF, Nathan. Experience Design 1, Indianapolis: New Riders, 2001.
USER EXPERIENCE PROFESSIONALS ASSOCIATION (UXPA). Disponível em: https://uxpa.org/resources/about-ux. Acesso em: 30 Mar. 2018
VIRGINIO, R. O livro digital e a interdependência dos fatores da midiatização. In: NICOLAU, M. (Org.) O livro digital e suas múltiplas perspectivas. João Pessoa: Editora Idéia, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.