DA MATERIALIZAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE TV LINEAR E PRODUÇÃO DE SENTIDO ASSOCIADA PARA CONTEÚDOS TELEVISUAIS DISPONIBILIZADOS EM MÚLTIPLAS PLATAFORMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p449-470

Palavras-chave:

experiência mediática, produção de sentido, TV em múltiplas plataformas

Resumo

O artigo apresenta uma alternativa de aplicação do framework conceitual experiência mediática, elaborado a partir da articulação teórica entre a ecologia das mídias, formas culturais, semiótica peirceana e mediatização. No framework argumenta-se que observar traços das tecnologias anteriores/ancestrais nas seguintes pode não apenas orientar a experiência a materializar independentemente da plataforma de distribuição de conteúdos, mas também oferecer pistas para produção de sentido em relação àqueles conteúdos, minimizando o risco de uma uniformização da experiência. No artigo são endereçadas especificamente alternativas de produção de sentido no caso de experiências associadas a conteúdos televisuais independentemente de um aparelho televisor.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marquioni

Mestre e Doutor em Comunicação e Linguagens, o autor conduz investigação de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista, Franca, SP. Atuou como docente (2014-2022) no programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: cemarquioni@uol.com.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9535482361660675

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

MARQUIONI, Carlos Eduardo. DA MATERIALIZAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE TV LINEAR E PRODUÇÃO DE SENTIDO ASSOCIADA PARA CONTEÚDOS TELEVISUAIS DISPONIBILIZADOS EM MÚLTIPLAS PLATAFORMAS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 449–470, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p449-470. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/872. Acesso em: 26 dez. 2025.

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