A era dos clipes musicais interativos: a produção de sentido nas práticas interacionais da experiência Just a Reflektor

Autores

Palavras-chave:

Videoclipe interativo, Semiótica, Interatividade, Regimes de interação e sentido

Resumo

O artigo propôs analisar a produção de sentido nas práticas interacionais de clipes musicais interativos, tratando do universo discursivo midiático como espaço de interação. Como objeto de estudo analisou-se o clipe musical interativo Just A Reflektor da Banda Arcade Fire, produzido em 2014. Como resultados da análise, o clipe interativo analisado apresentou em sua estrutura funcional, rotinas pré-estabelecidas e sem a possibilidade da quebra dessa programação pelo destinatário, demonstrando em seu conteúdo elementos discursivos que produzem efeitos de sentido de interatividade plena.

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Biografia do Autor

Carlos Sabino Caldas, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutorando do Curso de Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista – UNESP e membro do Grupo de Estudos Audiovisuais – GEA, Bauru, SP, Brasil;

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

SABINO CALDAS, C. A era dos clipes musicais interativos: a produção de sentido nas práticas interacionais da experiência Just a Reflektor. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 68–82, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/297. Acesso em: 24 abr. 2024.