Tap The Tap

um estudo de caso de advergame brasileiro

Autores

Resumo

O neologismo advergame surge da junção das palavras advertise e game. Entendido como uma estratégia promocional que utiliza jogos (sobretudo digitais) como ferramenta de comunicação e marketing, tal prática vem ganhando força no mercado publicitário e variadas marcas estão utilizando-a para divulgar produtos e serviços. Nesse artigo vamos analisar o advergame digital Tap The Tap criado especialmente para os propósitos deste trabalho. O jogo em questão foi desenvolvido em agosto de 2019 para a cervejaria Let’s Beer da cidade de São Paulo com a finalidade de observar como um game dessa categoria pode promover o consumo de um produto impactando em um resultado de vendas. Discutiremos neste texto aspectos da cultura promocional presentes na contemporaneidade, a utilização cada vez mais ampla de games em áreas para além do entretenimento, algumas definições e características do termo advergame, o processo de produção do jogo Tap The Tap e, por fim, alguns resultados gerados pelo game durante a semana que ele foi lançado junto à cervejaria Let’s Beer.

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Biografia do Autor

Vicente Martin Mastrocola, ESPM - São Paulo

Professor adjunto das disciplinas de Plataformas Digitais, Game Essentials e Game Design para as graduações de Sistemas de Informação e Publicidade e Propaganda na ESPM (São Paulo, Brasil). Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Pós-Doutorado pela Paneurópska Vysoká Skola, PVS, Eslováquia.

Carlos Rafael Gimenes das Neves, ESPM - São Paulo

Professor das disciplinas de Web, Programação e Projetos para as graduações de Sistemas de Informação e Publicidade e Propaganda na ESPM (São Paulo, Brasil). Diretor de Tecnologia da Smooh (São Paulo, Brasil). Mestre em Engenharia da Computação pelo ITA.

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Publicado

2020-03-15

Como Citar

MASTROCOLA, V. M.; GIMENES DAS NEVES, C. R. Tap The Tap: um estudo de caso de advergame brasileiro. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 109–120, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/479. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Espaço Convergente