Imagem e Projeções Memoriais em Audiovisuais Publicitários

Autores

Palavras-chave:

audiovisual, publicidade, memória, imagem, comoção

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir os sentidos memoriais de comoção que se atualizam em vídeos publicitários da marca Johnson´s Baby. Para tanto, foram feitos dois movimentos de análise: o primeiro, dedicou-se a autenticar tópos temáticos (clichês da publicidade); e o segundo, compreender a qualidade comovente do audiovisual a partir das imagens da memória, da imagem-lembrança e da imagem-afecção. Nas considerações finais, o artigo apresenta os quatro tipos de projeções memoriais percebidos: da tradição, do “Bebê Johnson´s”, do amor fundamental e da própria marca.

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Biografia do Autor

Gustavo Daudt Fischer, UNISINOS

Bacharel em Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda pela UFRGS, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Professor do PPG em Ciências da Comunicação da UNISINOS, vice-líder do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv).

Luciana Pletsch Galhardi, SAGAH

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UNIJUI (RS), mestrado em Comunicação Social pela PUC/RS  e doutora em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. É professora da SAGAH e Diretora Criativa da Age Design.

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

FISCHER, G. D.; PLETSCH GALHARDI, L. Imagem e Projeções Memoriais em Audiovisuais Publicitários. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 147–166, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/478. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos