CONTENIDO PERIODÍSTICO EN INSTAGRAM: RECONFIGURACIONES GUIADAS POR LAS REGULACIONES DE LA PLATAFORMA Y SUS IMPACTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p247-274

Palabras clave:

Pautas, Instagram, ImperatrizOnline

Resumen

Este estudio analiza cómo Instagram puede cambiar la forma en que se escriben las noticias, teniendo en cuenta las pautas y políticas de las redes sociales. Para ello, se analiza el vehículo Web TV ImperatrizOnline, el vehículo online más importante de la segunda ciudad de Maranhão. El estudio adopta entrevistas semiestructuradas con profesionales que actúan en redacción y análisis descriptivo de los posts. El objetivo es verificar cómo las restricciones de la plataforma han provocado limitaciones y cambios en el proceso de construcción de noticias. Entre las consideraciones, se evidenció que la plataforma incide directamente en la redacción de textos, incluso cambiando su línea editorial.

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Biografía del autor/a

Thaísa Bueno, UFMA

Professora associada no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz desde 2010. Docente permanente do Mestrado em Comunicação na mesma instituição. Pesquisadora formada em Jornalismo pela UFMS, possui doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Coordena o Grupo de Pesquisa Espelho (www.grupoespelho.ufma.br) e integra o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria entre a UFMA e a UFMS. A pesquisadora é Bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento do CNPq - Nível 1B, desde junho de 2025.

Marcelli Alves, UFMA

Doutora em Comunicação (Jornalismo e Sociedade) pela Universidade de Brasília, UnB. É professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professora titular do mestrado em Comunicação na mesma instituição. Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialização em Imagem e Som (2002, UFMS), Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial (2005, Uniderp) e Especialização em Gestão de Negócios de IES (Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, 2008).

Valéria Cristina Rodrigues da Silva

Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus de Imperatriz. Durante sua formação, integrou as atividades e ações do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCiber), coordenado pela Prof.ª Dra. Thaisa Bueno, até dezembro de 2024.

Citas

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Publicado

2025-07-06

Cómo citar

BUENO, Thaísa; ALVES, Marcelli; RODRIGUES DA SILVA , Valéria Cristina. CONTENIDO PERIODÍSTICO EN INSTAGRAM: RECONFIGURACIONES GUIADAS POR LAS REGULACIONES DE LA PLATAFORMA Y SUS IMPACTOS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 247–274, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p247-274. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/880. Acesso em: 29 jul. 2025.

Número

Sección

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