FACES DE ADÉLIA

FRAGMENTAÇÃO E FEMININO NO TEATRO DE DOC COMPARATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p128-145

Palavras-chave:

Crítica Genética, Criação textual, Dramaturgia

Resumo

Por meio da observação de manuscritos do texto dramatúrgico Sempre, de Doc Comparato, analisamos a construção da personagem Adélia, que encarna uma escritora de literatura infantil. Utilizando fundamentos da Crítica Genética, buscamos as referências que nortearam o processo de escrita da peça em sua fase inicial e as remanências no texto publicado. Investigamos os rastros que revelam as escolhas do autor e o repertório mobilizado para produzir a obra. A narrativa fragmentada revela as várias faces da protagonista e das mulheres em sua esfera de ação. Estamos diante de uma metalinguagem sobre a criação que simula uma perspectiva feminina plural, composta por um mosaico de referências que oscilam entre a realidade e a imaginação.

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Biografia do Autor

Livia Sprizão de Oliveira, UEL

Jornalista, mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

SPRIZÃO DE OLIVEIRA, L. FACES DE ADÉLIA: FRAGMENTAÇÃO E FEMININO NO TEATRO DE DOC COMPARATO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 128–145, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p128-145. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/605. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais