ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PÚBLICOS DISTINTOS, ADJACENTES OU NÃO

Autores

  • Mônica Stein UFSC
  • Gabriela Veiga da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.028

Palavras-chave:

Franquia Transmídia, The Rotfather, Criação de Produtos e Serviços Transmidiáticos, Economia Criativa

Resumo

Este artigo apresenta especificamente uma das pesquisas em andamento no G2E - Grupo de Educação e Entretenimento –, da Universidade Federal de Santa Catarina, que discute o mercado de criação de produtos e serviços, licenciados ou não, derivados direta e indiretamente de uma franquia transmídia, bem como as ampliações estratégicas dos mesmos que podem ser realizadas para públicos adicionais, adjacentes ou não. Para tanto, uma metodologia própria baseada em design foi criada. Fazem parte das bases de discussão óticas de fidelização de públicos e consumidores, segmentação de mercado e posicionamento de produtos e serviços, além de estratégias de migração transmidiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Stein, UFSC

Pesquisadora DT do CNPq; Professora DE nos Cursos de Animação e Design da UFSC (desde 2010); Mestre (1997) e Doutora (2003) em Gestão do Design. Estudou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) (2001), e na Harvard University (2007). Criou o G2E [Grupo de Educação e Entretenimento] em 2011 para criar e pesquisar o entretenimento transmídia como estratégia econômico criativa para países.

Gabriela Veiga da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do G2E [Grupo de Educação e Entretenimento].

Referências

ABRAL. Uniqlo lança produtos licenciados para público adulto. 2017. Disponível em: <http://abral.org.br/uniqlo-lanca-produtos-licenciados-para-publico-adulto/>. Acesso em: 26 maio 2017.
ARAUJO, Daniela Rezende; REIS, Júnia Maria Leite; SOARES, Eduardo V.. Merchandising no Cinema: Hollywood X Cinema Brasileiro. Revista Eletrônica de Comunicação, São Paulo, v. 5, n. 2, p.1-15, jan. 2008. Disponível em: <http://legacy.unifacef.com.br/rec/ed05/ed05.htm>. Acesso em: 20 ago. 2018.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
BOMFIM, Gustavo A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 1995.
BULLOCK, Margaret. product design and consumer needs: challenges for the ergonomist. IN: IEA World Conference 1995, 3rd. Latin American Congress, 7th Brazilian Ergonomics Congress, 1995. Rio de Janeiro. Proceedings. Rio de Janeiro: Abergo, 1995.
CATACRA LIVRE. Continuação de “Marias”, série é ampliada e estreia no Canal Sony: Com direção de Vera Egito e Mariana Bastos, a série explora a pluralidade das mulheres. 2016. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/entretenimento/continuacao-de-marias-serie-e-ampliada-e-estreia-no-canal-sony/>. Acesso em: 21 mar. 2016.
CELUPPI, M. C.; MEIRELLES, C. R. M. O método projetual de Bonsiepe (1984) e os encontros disciplinares no Brasil. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v.10, n. 1, 57-77, 2018.
DENA, C. Transmedia Practice: Theorising the Practice of Expressing a Fictional World Across Distinct Media and Environments. Sidney: University of Sidney, 2009.
GOMEZ, J. Dare to Change. TED Talks (TED x Transmedia). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=p9SlVedmnw4. Acessado em 12 de dezembro de 2015.
GLOBO, Agência O. Marcas Investem em Nostalgia Para Atrair Adultos Com Produtos Licenciados: De boneco de Darth Vader a roupa de cama de Harry Potter, sem medo de vestir a camisa nerd. 2017. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/noticia/2017/05/marcas-investem-em-nostalgia-para-atrair-adultos-com-produtos-licenciados.html>. Acesso em: 03 maio 2017.
JENKINS, H. Transmedia storytelling. Moving characters from books to films to videogames can make them stronger and more compelling. Disponível no site Technology Review: http://www. technologyreview.com/biotech/13052. Acessado em 10 de abril de 2014.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KOTLER. P.; ARMSTRONG,G.. Princípios De Marketing - 15ª Ed.; NY: Pearson, 2014.
LÖBACH, Brian, Bernd. Brinquedos que marcam época. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. 206p.
NETFLIX. Volk-weiss. 2017. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/ 80161497>. Acesso em: 20 ago. 2018.
PIZARRO, Ludmilla. Produtos licenciados ganham mercado com público nerd: Associação mostra que a cada dez itens comprados no Brasil, três foram adquiridos por adultos. 2017. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/capa/ economia/produtos-licenciados-ganham-mercado-com-p%C3%BAblico-nerd-1.1473545>. Acesso em: 15 maio 2017.
STEIN, A. and EVANS, B. B. An Introduction to the Entertainment Industry. New York: Peter Lang Publishing Inc., 2009.
STEIN, M. O Uso da Estratégia Transmídia e de Licenciamento para o Jogo "The Rotfather” – Uma Ótica Mercadológica para movimentar demais Indústrias Criativas. Proceedings of XIV Sbgames, Industry Track, 2015.
STEIN, M. Relações entre Games e Franquias Transmídia. Até onde o mercado interfere?. Proceedings of XVI Sbgames, Industry Track, 2017.
TEMPO, O. Produtos licenciados ganham mercado com público nerd. 2017. Dispoível em https://www.otempo.com.br/capa/economia/produtos-licenciados-ganham-mercado-com-p%C3%BAblico-nerd-1.1473545. acessado em 16 de maio de 2017.
ZEISER, A. Transmedia Marketing. London: Focal Press, 2015.
ZYSKO, Jefferson. Mcdonald’s Aposta em Entretenimento para Apresentar Novo Sanduiche da Linha Signature. 2017. Disponível em: <http://www.cafecomgalo.com.br/mcdonalds-aposta-em-entretenimento-para-apresentar-novo-sanduiche-da-linha-signature/>. Acesso em: 16 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-07

Como Citar

STEIN, M.; SILVA, G. V. da. ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PÚBLICOS DISTINTOS, ADJACENTES OU NÃO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 107–120, 2019. DOI: 10.4322/2179-1465.028. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/405. Acesso em: 20 abr. 2024.