FATORES DE MEDICALIZAÇÃO NA PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS

UM ESTUDO DAS NARRATIVAS DE SAÚDE NA CAMPANHA #AGEEMMINUTOS DO ANALGÉSICO ANADOR

Autores

Palavras-chave:

ética publicitária, publicidade expandida, medicalização da sociedade

Resumo

Mediante discussões sobre medicalização da sociedade, normatização da publicidade de medicamentos e subjetividades contemporâneas, investigou-se elementos medicalizadores na campanha “Age em minutos” (2016) do fármaco Anador. Foram analisados quatro (4) publiposts de influenciadores digitais e celebridades postados em seus perfis pessoais do Instagram. Os cenários de “publicidade expandida” (BURROWES, 2017) ou dissimulada e de associação a líderes de opinião envolvendo produtos de risco como medicamentos são algumas justificativas para tal recorte. Como principais resultados, observou-se a forte presença de simbologias emocionais ligadas à felicidade cotidiana e a um “sentimento de urgência” (BAUMAN, 2008) que podem funcionar como elementos de medicalização.

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Biografia do Autor

Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Graduação em Comunicação Social e Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Pesquisadora com ênfase em Mídia, Consumo e Ética. Coordena o grupo de pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo e o projeto de extensão Contatos: diálogos sobre Mídia, Consumo e Ética. Autora, junto a colaboradores do ESC, dos livros "Ética na Publicidade: por uma nova sociedade de consumo" (2017) e “A dissimulação da sociedade de consumo: um olhar crítico sobre estratégias de persuasão indireta no marketing” (2020, no prelo; organização também de Patrícia Burrowes).

Mirian Aranha Sampaio, Universidade Federal Fluminense

Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal Fluminense. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano, com a Dissertação "Publicidade de medicamentos e automedicação: Produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea". Integra o grupo de pesquisa ESC – Ética na Sociedade de Consumo.  

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

BRAGAGLIA, A. P.; ARANHA SAMPAIO, M. FATORES DE MEDICALIZAÇÃO NA PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS DE SAÚDE NA CAMPANHA #AGEEMMINUTOS DO ANALGÉSICO ANADOR. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 123–148, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/539. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde