A invisibilidade das mulheres idosas: a série Grace and Frankie na Netflix

Autores

  • Luiza Lusvarghi Celacc USP FMU
  • Sílvia Góis Dantas Departamento de Comunicação e Artes da ECA USP

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901005

Palavras-chave:

ficção seriada, comédia, sexualidade, terceira idade.

Resumo

Resumo: A partir do tema da invisibilidade da velhice explorada na série Grace and Frankie (Netflix, 2015-2017), esse artigo aborda as relações de gênero, envelhecimento e sexualidade feminina, e discute ainda a inserção e circulação dos produtos ficcionais seriados nas plataformas de streaming. Trata-se de uma exploração ensaística com perspectiva multidisciplinar em que são abordadas as concepções de Anthony Giddens (1993), Steve Neale e Frank Krutnik (2006), Maria Rita Kehl (1998), Mario Carlón (2013) e Guita Grin Debert (2012). Esta série coloca em primeiro plano duas mulheres septuagenárias que tentam se reconstruir em meio à separação de seus respectivos cônjuges após 40 anos de casamento. Com isso, a produção rompe com um tabu do prime time em sinal aberto que é o de falar abertamente da sexualidade da mulher da terceira idade, além de questionar a função do casal heteronormativo na sociedade pós-moderna.

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Biografia do Autor

Luiza Lusvarghi, Celacc USP FMU

Pesquisadora e professora com graduação em Letras e Jornalismo, mestrado e doutorado pela ECA USP, Membro da Lasa (Latin American Studies Association), da Iamcr (International Association for Media and Communication Research), e da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação). Docente no curso lato sensu Mídia, Informação e Cultura do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos de Comunicação e Cultura) da USP, e no lato Senso de Jornaliso Cultural e Cinema da FMU.

Sílvia Góis Dantas, Departamento de Comunicação e Artes da ECA USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP); especialista em Gestão Integrada da Comunicação pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE, 2007); graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE, 2005) e em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 1998). Foi bolsista Capes de março de 2014 a setembro de 2016. Possui experiência na área de comunicação como redatora publicitária e revisora. Lecionou nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes (UNIT/SE) em 2012 e 2013. Interessa-se pela pesquisa sobre Linguagem, Discurso, Publicidade, Ficção Televisiva (especialmente séries), Gênero e Gerações

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Publicado

2018-06-22

Como Citar

LUSVARGHI, L.; GÓIS DANTAS, S. A invisibilidade das mulheres idosas: a série Grace and Frankie na Netflix. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 76–92, 2018. DOI: 10.4322/2179-1465.0901005. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/303. Acesso em: 20 abr. 2024.