PÓS-MODERNIDADE, MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A INCERTEZA NA SOCIEDADE DO CANSAÇO
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p394-409Palavras-chave:
Meios de Comunicação, Pós-modernidade, Incerteza, Sociedade do cansaço, CulturaResumo
Pretende-se observar nesse artigo a sociedade pós-moderna, partindo da hipótese que as sensações de cansaço e incerteza estão relacionadas ao uso dos meios de comunicação e a um processo direto de alienação. Levando-se em consideração essa hipótese, busca-se compreender como esses fenômenos contemporâneos são influenciados pelo uso dos meios de comunicação. Nesse artigo afirma-se, também, que essas sensações de cansaço e de incerteza presentes na Pós- modernidade influenciam no aumento dos discursos fundamentalistas, que se disseminam pelos meios de comunicação. Dessa forma trata-se de uma pesquisa exploratória, baseada em um levantamento bibliográfico.
Downloads
Referências
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999.
___________. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BAUMAN, Z. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
___________. O Mal-estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1998.
DUGNANI, L. A. Cruz; SOUZA, V. L. T. de. Psicologia e Gestores Escolares: mediações estéticas e semióticas promovendo ações coletivas. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 33, n. 2, p. 247-259, June 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 166X2016000200247&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29/05/2018.
EAGLETON, T. As Ilusões do Pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.
HAN, B. Sociedade do Cansaço. Petropolis: Vozes, 2015.
JENKINS, H. A Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LIPOVETSKY, G. & SERROY, J. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LIPOVETSKY, G. A Felicidade Paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras. 2007.
LYOTARD, J. A Condição Pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
MCLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. Cultrix: São Paulo, 1996.
STRINATI, D. Cultura Popular. São Paulo: Hedra, 1999.
TOFFLER, A. A Terceira Onda. Rio de Janeiro: Record, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.