Diegese, Circulo Mágico e as Categorias Estéticas no Universo Transmídia de Diablo

Autores

  • Thaiane Moreira de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Raphael Azevedo Silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Narrativas Transmídia, Círculo mágico, Imersão, Agência, Estética

Resumo

A proposta deste artigo consiste em analisar a estratégia de narrativa transmídia, utilizada pela empresa Blizzard Entertainment para explorar o universo ficcional da franquia dos jogos Diablo para computador, buscando compreender como as categorias estéticas foram convocadas e como estas podem ser consideradas metáforas para a compreensão da experiência do usuário de narrativas transmídia cujo eixo central é um jogo digital. Assim, temos como objetivo discutir como as noções de círculo mágico, agência, imersão e transformação podem ser relidas como metáforas a partir do consumo de narrativas transmidiáicas.

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Biografia do Autor

Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Bolsista Capes e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Professora substituta do Departamento de Estudos de Mídia da mesma instituição.

Raphael Azevedo Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Estudos de Mídia pela Universidade FederalFluminense.

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

OLIVEIRA, T. M. de; SILVA, R. A. Diegese, Circulo Mágico e as Categorias Estéticas no Universo Transmídia de Diablo. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 142–159, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/209. Acesso em: 19 abr. 2024.