Apresentação
Palavras-chave:
comunicação, mídia, media, novas mídias, transmedia, games, cinema, video, audiovisual, television, televisão, hipermedia, hipermídia, interative, interatividade, alternate reality games, rpg, ARG, series, videogames, mobile, ativismo digitalResumo
A equipe editorial da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral, a sua ‘quarta edição’ - dedicada à discussão de um tema contemporâneo e que é relativamente inédito nas publicações acadêmicas e muito pouco debatido pelos estudiosos nas universidades, mas que é de extrema relevância para o futuro das sociedades conectadas pelas redes sociais: O Ativismo Digital. Nesta edição, os ativistas são vistos como os novos consumidores de mídia que não possuem ligações com lideranças políticas conhecidas ou estabelecidas, nem sequer vínculos partidários e ideológicos pré-definidos e, ao contrário dos antigos consumidores pertencentes à maioria silenciosa, são mais conectados socialmente e utilizam o boca-a-boca para fazer barulho e chamar a atenção para movimentos que não possuem necessariamente uma identidade uniforme. Usuários/telespectadores/jogadores são agora produtores de suas próprias imagens, de suas próprias mensagens, de seus próprios textos e utilizam, de preferência, dispositivos móveis e redes sociais para defender uma ‘causa’.Downloads
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Publicado
2012-08-06
Como Citar
MASSAROLO, J. Apresentação. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–5, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/95. Acesso em: 29 mar. 2023.
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