REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p241-250

Palavras-chave:

Imagens técnicas, Imagem Fotográfica, Modos de ver

Resumo

A imagem se realiza com pluralidade de meios tecnológicos e seu crescimento representativo se deve em especial ao avanço da tecnologia nos últimos anos, que tem permitido a produção e transmissão de dados de forma dinâmica, sofisticada e cada vez mais acessível. Esse artigo oferece um entendimento sobre a crescente importância da imagem e a sua imbricação com a tecnologia, para produção e transmissão de mensagens através de um percurso que tenta localizar esse desenvolvimento como um aspecto ligado à contemporaneidade e compreendido pelas mediações entre os modos de ver, as imagens e as imagens técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Mortensen Steagall, Auckland University of Technology

Líder do Programa do curso de Design de Comunicação da Universidade de Tecnologia de Auckland - AUT, com base em seu Campus Sul. Ele tem 20 anos de experiência como professor terciário, tendo exercido diferentes funções na administração acadêmica, incluindo líder de curso, supervisor de currículo, diretor de departamento, vice-diretor do corpo docente e reitor de escola. Possui mestrado (2000) e doutorado (2006) em Comunicação e Semiótica adquiridos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, e doutorado em Arte e Desenho concedido pela Auckland University of Technology em 2019.

Referências

AUMONT, Jacques. A Imagem, Campinas - Papirus, 2018.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara, Rio de Janeiro - Nova Fronteira, 2015.
BERGER, John. Modos de ver, São Paulo - Editorial Gustavo Gili, 2016.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, São Paulo - Brasiliense, 2012.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico, Campinas - Editora - Papirus Editora; 2020
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface, São Paulo - Jorge Zahar Editor, 2001.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário, São Paulo – Edusp, 2001.
MORTENSEN STEAGALL, Marcos. Imagens conceituais na publicidade: premissas da imagem publicitária potenciadas pela tecnologia e interavidade. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes., 13, 1-6, 2020.
MORTENSEN STEAGALL, Marcos e INGS, Welby. Pesquisa de doutorado practice-led e a natureza dos métodos imersivos. DAT Journal, 3(2), 392-423, 2018.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia, São Paulo, Iluminuras - 2020
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo - Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

MORTENSEN STEAGALL, M. REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 241–250, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p241-250. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/602. Acesso em: 29 maio. 2022.