A Internet das Coisas Vistas: medianeras, flâneur, zappeur

Autores

  • Émile Cardoso Andrade Universidade Estadual de Goiás
  • Michelle dos Santos Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Extensão do curta-metragem homônimo escrito por Gustavo Taretto em 2004 e filmado em 2005, Medianeras é uma reflexão simples e espirituosa sobre a falta de sincronia do destino das pessoas e sobre o impacto da tecnologia no dia a dia delas. Narrar a experiência solitária e anônima dentro da cidade é uma tradição da sociedade industrial que não se perdeu com a explosão e popularização da rede mundial de computadores a partir da década de 1990. Mas, agora, estamos diante do flâneur digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Émile Cardoso Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Mestre e doutora em Literatura e Cinema pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora titular do Departamento de Letras na Universidade Estadual de Goiás. Líder do GPTEC: Grupo de Pesquisa em Imagens Técnicas. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado a CAPES.

Michelle dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás e mestre em História Cultural pela Universidade de Brasília, com trabalhos desenvolvidos sobre o Brasil novecentista e a relação entre imprensa e história. Foi professora substituta na UnB, lecionando na área de História Social e Política Geral (séculos XIX e XX). Atualmente é professora titular de História Contemporânea, Estágio Supervisionado I e Leitura e Produção de Texto na Universidade Estadual de Goiás. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos seguintes temas: história e cidade; história do trabalho no século XX; Literatura, Cinema e Holocausto; história da estética; uso dos recursos audiovisuais e da ficção no ensino de História. Atuou em catalogação de Acervos Históricos durante 3 anos. Líder do GPTEC: Grupo de Pesquisa em Imagens Técnicas.

Referências

BARCINSKI, Philippe. Não por acaso. Brasil. Produção: Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck, Claudia Büschel e Fernando Meirelles. Distribuição: FOX – AMZ, 102 min., 2007.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. Concepção e organização Jérôme Dufilho e Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Mimo; 7).

BAUMAN, Zygmunt. “Desert Spectacular.” In: Keith Tester (ed.). The Flâneur. London: Routledge, 1994. p. 138-157.

­­­­­­­­­­­­­________. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

________. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. In: _____. Obras escolhidas III. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRESCIANI, Maria Stela Martins. Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CHAMIE, Lina. Via Láctea. Brasil. Produção de Lina Chamie. Distribuição: Europa filmes. 90min, 2007.

COHN, Mariano & DUPRAT, Gaston. O homem ao lado. Argentina. Produção: Fernando Sokolowicz. Distribuição: Imovision, 100 min., 2009.

COUTINHO, Eduardo. Edifício Master. Brasil. Produção: Beth Formaggini. Distribuição: Videofilmes. 110 min., 2002.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LUCENA, Eduardo. ENTREVISTA EXCLUSIVA: GUSTAVO TARETTO (“MEDIANERAS”). Disponível em: http://2001video.empresarial.ws/blog/?p=4635. Acesso em: 10 nov. 2013.

SENNET, Richard. O declínio do homem público – as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

TARETTO, Gustavo. Medianeras. Argentina/Espanha/Alemanha. Produção: Rizoma/ Pandora/ Zarlek Producciones. Distribuição: Imovision Roteiro: Gustavo Taretto.. Duração: 95 minutos, 2011.

WHITE, Edmund. O Flanêur: um passeio pelos paradoxos do país. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. (Coleção escritor e a cidade).

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

CARDOSO ANDRADE, Émile; DOS SANTOS, M. A Internet das Coisas Vistas: medianeras, flâneur, zappeur. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 217–228, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/156. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.