Era Transmídia

Autores

  • Rodrigo Dias Arnaut ESPM
  • Leandro Hipólito ESPM
  • Fernanda Nogueira ESPM
  • Bruno Rodrigues ESPM
  • Solange Uhieda ESPM
  • Márcia Jordão Bueno ESPM
  • Daniel Zatta Blasczak ESPM
  • Angelo Marzolla ESPM
  • Dimas Dion ESPM
  • Nelson Siena ESPM

Palavras-chave:

#EraTransmídia, transmídia, Storytelling, Novas Mídias, Mídia Social, Audiência, Plataformas, Conteúdo, Engajamento, Resultados, Multiplataformas, TV, Internet, Celular

Resumo

A abordagem transmídia se mostra cada vez mais atual e interessante por integrar todos os conceitos de produção de conteúdos em uma única metodologia e processo de criação e distribuição. Atualmente, e cada vez mais, as pessoas, o público em geral é um potencial produtor de conteúdo nas novas mídias, seja através de uma simples câmera fotográfica, um telefone celular, um PC ou mesmo do mais sofisticado tablet. Nesta nova dinâmica, o mercado (conjunto de: audiência, mídia, concorrência e demais agentes) apresenta novas plataformas de comuni-cação que, devido a sua abertura e amplo acesso, trazem consigo uma grande perda de controle do que é publi-cado e do próprio contexto originalmente planejado, pois a mídia espontânea e a interpretação do público criam novos caminhos para a história principal do projeto.A necessidade do mercado em estreitar relacionamento com seus clientes ou públicos (cada segmento de mercado é considerado um público diferente) passa por uma grande transformação, que se implementada de forma impul-siva e despreparada, no que diz respeito à análise do público-alvo, aos formatos de distribuição e à mensagem enviada, pode acarretar na perda de oportunidades e propostas de comunicação. O foco dos projetos transmídia é utilizar  metodologias e  processos mais completos e abrangentes, do ponto de vista das áreas de criação de con-teúdo, tecnologia, marketing e outras, utilizando as melhores plataformas de mídia para o sucesso do projeto. De forma resumida o grupo de estudos em transmídia, #EraTransmídia, irá apresentar seus conceitos com o objetivo de proporcionar o engajamento social multiplataforma para resultados positivos.

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Referências

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

ARNAUT, R. D.; HIPÓLITO, L.; NOGUEIRA, F.; RODRIGUES, B.; UHIEDA, S.; BUENO, M. J.; BLASCZAK, D. Z.; MARZOLLA, A.; DION, D.; SIENA, N. Era Transmídia. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 259–275, 2011. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/93. Acesso em: 26 abr. 2024.