SELF-DIGITAL:

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS ORGANIZAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Victor Laus-Gomes Universidade Católica de Brasília https://orcid.org/0000-0002-8497-4392
  • Tatiane Rodrigues Carvalho de Oliveira Universidade Católica de Brasília
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília
  • Florence Dravet Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Identidade, Organização, Self-digital, Mídias Sociais

Resumo

Este trabalho é uma reflexão téorica sobre as transformações nos processos de construção da identidade das organizações no ambiente digital. Tendo como referência teórico-metodológica a teoria da complexidade de Edgar Morin, além dos conceitos propostos por George Herbert Mead e por Erving Goffman, é discutida a reflexividade do self a partir de narrativas que possibilitam o reconhecimento e a legitimação social. A noção de self-digital é proposta, como forma de compreender a identidade organizacional em uma perspectiva complexa e interacional, com base nos sentidos que são (re)produzidos nas mídias sociais.

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Biografia do Autor

Victor Laus-Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação Social, Professor e Pesquisador na Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrato Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa. Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (Grupo de Pesquisa certificado na base do CNPq).

Tatiane Rodrigues Carvalho de Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Jornalista, Gerente Nacional de Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal. Membro do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (Grupo de Pesquisa certificado na base do CNPq).

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação, Professor e Pesquisador na Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrato Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa. Membro do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (Grupo de Pesquisa certificado na base do CNPq).

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, Coordenadora do Mestrato Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2019-07-19

Como Citar

LAUS-GOMES, V.; CARVALHO DE OLIVEIRA, T. R.; DIAS, R.; DRAVET, F. SELF-DIGITAL:: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS ORGANIZAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 27–48, 2019. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/392. Acesso em: 19 abr. 2024.