INFÂNCIA E YOUTUBE:

A RECEPÇÃO INFANTIL DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS DIGITAIS

Autores

  • Lara Lima Satler Universidade Federal de Goiás - Brasil
  • Ana Júlia Carrijo Universidade Federal de Goiás - Brasil

Palavras-chave:

recepção, performances, mediações, vlog, cultura

Resumo

Embasada teoricamente nos estudos de recepção e em seus desdobramentos no ciberespaço, esta reflexão investiga a articulação entre o público infantil e o YouTube. Nossa hipótese sustenta que existem entre a narrativa dos youtubers e as crianças mecanismos de identificação evidentes e articulados entre si. Para analisar essa questão, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o grupo focal como metodologias principais. Esperamos que esta pesquisa contribua com as discussões acerca da consolidação de narrativas audiovisuais digitais de youtubers e das mediações da recepção infantil na Internet.

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Biografia do Autor

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Pós-doutorado em Cultura Contemporânea (PACC/ UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), em 2016. Professora-pesquisadora na Universidade Federal de Goiás (UFG). Autora do livro Tramas formativas em audiovisual (2017) e organizadora do livro Imagens, Olhares, Narrativas (2016).

Ana Júlia Carrijo, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Orientanda de iniciação científica. Graduanda do curso Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal de Goiás. Atua como pesquisadora júnior do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) e é pesquisadora voluntária do programa de iniciação científica da UFG.

 

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Publicado

2019-07-19

Como Citar

SATLER, L. L.; CARRIJO, A. J. INFÂNCIA E YOUTUBE:: A RECEPÇÃO INFANTIL DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS DIGITAIS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 49–70, 2019. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/378. Acesso em: 25 abr. 2024.