GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Valdecira Aparecida Moreira UDS Universidad de Desarrollo Sustentable http://orcid.org/0000-0002-2488-0562
  • Maria Valdete da Silva Bolsoni UDS Universidad de Desarrollo Sustentable http://orcid.org/0000-0002-9568-4454
  • Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot UDS Universidad de Desarrollo Sustentable
  • Cleonice Adriana Schmitz dos Santos UDS Universidad de Desarrollo Sustentable
  • Leopoldo Briones Salaza

Palavras-chave:

Tecnologia. Alfabetização. Gestor. Aprendizagem

Resumo

Análise de experiência a partir da prática vivenciada, envolvendo o empenho do gestor escolar no uso das tecnologias móveis na alfabetização, em uma escola pública, no município de Colorado do Oeste-Rondônia e pesquisa bibliográfica tendo como aportes teóricos: Branco(2017), Leite (2011), Moreira (1986), Porto (2015), Saviani(2007) Silva(2007), entre outros, justifica-se pelo fato de que a redefinição das estratégias e abordagens formativas e de ensino tomou-se necessária a dois níveis distintos: ambiente de ensino e aprendizagem; concepção das ferramentas de aprendizagem de base tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdecira Aparecida Moreira, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Pedagoga. Professora da rede estadual de Ensino de Rondônia. Especialista em Metodos e Técnicas de Ensino; Gestão Escolar; Mídias na Educação. Mestranda em Ciencias da Educação.

Maria Valdete da Silva Bolsoni, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Mestranda em Ciências da Educação/UDS

Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Mestranda em Ciências da Educação/UDS

Cleonice Adriana Schmitz dos Santos, UDS Universidad de Desarrollo Sustentable

Mestranda em Ciências da Educação/UDS

Leopoldo Briones Salaza

Prof. Dr. Orientador/UDS

Referências

BRANCO, Marta Roque As Tecnologias de Informação e Comunicação: Novos Suportes Para o Ensino de Literatura, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 229-241, jan.-jun. 2017 – ISSN 1983-3652 DOI: 10.17851/1983-3652.10.1.229-241 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/11453 acesso em 20/10/2017

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Disponível em: http://www.thaisabueno.com.br/wp-content/uploads/2015/11/reenha-publicada-jenkins.pdf acessado em 23/10/2017.

LEITE, Alessandra Maria, BARBOZA, Deisi Cristina de Lima, AZEVEDO, Antulio José de A Presença Da Pedagogia Crítico Social Dos Conteúdos Na Prática Docente Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental, Revista Científica Eletrônica de Pedagogia – ISSN: 1678-300X Ano IX – Número 17 – Janeiro de 2011 – Periódicos Semestral disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/6q6M901dVdD0djj_2013-7-10-14-40-46.pdf acessado em 19/10/2017.

LEMOS, André e JOSGRILBERG, Fabio (org.). Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em:

http://poscom.ufba.br/arquivos/livro_Comunicacao_Mobilidade_AndreLemos.pdf, acessado em 31/10/2017.

MAZETTI, Henrique Moreira. Cultura participativa, espetáculo interativo: do “empoderamento” ao engajamento corporativo dos usuários de mídia. Artigo apresentado no Intercom – XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/resumos/R14-0611-1.pdf> Acesso em 02 de novembro de 2017

MOREIRA, M. O uso de computador na educação: pressupostos psicopedagógicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.4, p. 13-17, 1986. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000085&pid=S1415-4366200200030003000005&lng=pt Acessado em 26/10/2017.

MOURA, A. M. C. A Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo. Tese de Doutoramento. Universidade do Minho. 2010. Disponível: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/13183/1/Tese%20Integral.pdf. Acesso novembro de 2017.

PORTO, et al. A produção científica na era das tecnologias móveis e redes sociais. Cristiane Porto, Simone Lucena, Ronaldo Linhares. Edufba. Editora da Universidade Federal da Bahia 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19293/1/Pesquisa%20e%20mobilidade%20repositorio.pdf. Acessado em 30/10/2017.

SAVIANI, Dermeval, História das idéias pedagógicas no Brasil, Campinas: Autores Associados. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100016. Acessado em 01/11/2017

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet. 2000. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/80725539872289892038323523789435604834.pdf Acesso em 19/10/2017.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

MOREIRA, V. A.; VALDETE DA SILVA BOLSONI, M.; DE CÁSSIA DA SILVA BALBINOT, V.; ADRIANA SCHMITZ DOS SANTOS, C.; BRIONES SALAZA, L. GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS NA ALFABETIZAÇÃO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 68–76, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/317. Acesso em: 24 abr. 2024.