Interatividade: um conceito além da internet

Autores

  • Maria Cristina Gobbi Unesp - Bauru
  • Gleice Bernardini Unesp - Bauru

Palavras-chave:

Interatividade, internet, TV digital, comunicação

Resumo

Entender os conceitos de interatividade, em seus níveis e utilizações, bem como a forma que ele vem sendo utilizado por diversos autores é a mola propulsora deste artigo. Além das trocas de informações, a interatividade proporciona aos interagentes, pessoas envolvidas no processo comunicacional, uma nova possibilidade: a saída de sua zona de conforto, ou apenas ponto de recepção de conteúdo, abrindo as portas para o processo de produção. Assim, os chamados receptores, através da interatividade, deixam seu papel passivo na produção e no consumo de informações, passando também a produtores. Os diversos níveis de interatividade, de maior ou menor grau, dependendo do tipo de ação, serão aqui analisados em sua área de aplicação, seja ela na internet ou na TV digital. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos configurar essa interatividade no cenário da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gobbi, Unesp - Bauru

Pós-Doutora pelo Prolam-USP (Universidade de São Paulo – Brasil), Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Vice-coordenadora e Professora do Programa Pós-Graduação Televisão Digital da Unesp de Bauru. Professora do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Comunicacional Latino-Americano do CNPq. Diretora Administrativa da Socicom. Orientadora da Dissertação.

Gleice Bernardini, Unesp - Bauru

Jornalista e Mestranda do Programa de Pós Comunicação – Mestrado Acadêmico em Comunicação Midiática, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Bauru. Bolsista Capes.

Referências

BARRÉRE, Eduardo. Interatividade. Disponível em: www.lcg.ufrj.br, acesso maio de 2013.

BAZANINI, R. e DONATO, M. Estratégias de posicionamento e disputas na implantação da TV Digital no Brasil. In: Revista Communicare.Revista de Pesquisa. Faculdade Cásper Líbero. Vol. 8, nº 2, 2º semestre de 2008, CEIP – Centro Interdisciplinar de Pesquisa. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2008.

ENZENSBERGER, H. M. Elementos para uma Teoria dos Meios de Comunicação. Rio de

Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979.

GOBBI, M. C. Nativos Digitais: Autores na Sociedade Tecnológica. IN: GOBBI, M. C.; KERBAUY, M. T. M. (orgs.). Televisão Digital: informação e conhecimento [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org.

GOSCIOLA, V. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.

JENKIS, Henry. Cultura da Convergência. ALEXANDRIA, Susana (Trad.). 2ª ed. São Paulo: Editora Aleph, 2008.

MACHADO, Arlindo. Hipermídia: O labirinto como metáfora. In: DOMINGUES, Diana (Org). A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. PIGNATARI, Décio (Trad) 1964. 4ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1995.

MIELNICZUK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: LEMOS, André; PALACIOS, Marcos (Orgs.). Janelas do Ciberespaço: Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2000.

MIELNICZUK, Luciana. Interatividade como dispositivo do Jornalismo Online. Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online. UFBA. 2000. Disponível em

< http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2000_mielniczuk_interatividadedispositivo.pdf>. Acesso em: 28 de abril de 2013.

SILVA, Marco. O que é interatividade. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/263/boltec263c.htm>, acesso maio 2013

TAPSCOTT, Don. Geração digital. A crescente e irreversível ascensão da Geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999.

TAPSCOTT, Don. Growing Up Digital. The rise of the Net Generation. McGraw-Hill, 1999.

VAN DIJK, Jan. Modelo de interatividade contextual. Disponível em: http://www.tr.wou.edu/dblink/vandijkFT.htm, acesso maio de 2013.

VITTADINI, N. Comunicar con nuevos media. In: BETTETINI, Gianfranco; COLOMBO, Fausto. Las nuevas tecnologías de la comunicación. Tradução de Juan Carlos Gentile Vitale. Barcelona: Paidós, 1995.

WILLIAMS, R. Television: technology and cultural form. Hanover: Wesleyan University Press, 1992.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

CRISTINA GOBBI, M.; BERNARDINI, G. Interatividade: um conceito além da internet. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 42–56, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/143. Acesso em: 16 jun. 2024.