A Influência do Design de Interação e da Transmídia na Esfera Comercial da Televisão Aberta Brasileira

Autores

  • Heitor Pinheiro de Rezende Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Vânia Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Corporações da televisão aberta brasileira empregam um grande esforço para acompanhar a transformação da comunicação contemporânea influenciada pela emergência da internet. Dessa forma, condicionam cada vez mais a transmissão de seus conteúdos ao cenário online objetivando, por meio de uma narrativa transmídia, manter um relacionamento tênue com telespectadores e internautas. Para esse feito, recorrem aos dispositivos de navegabilidade do Design de Interação que são empregados nos sistemas de websites e aplicativos utilizados nesse processo. Como consequência dessa atividade, insurge uma nova pratica comercial no mercado que incrementa os lucros das empresas que se adaptam a essa inovação. Objetivando avaliar essa tendência é proposto nesse artigo embasamentos sobre o Design de Interação, Transmídia, Hipermídia e Crossmídia, assim como, adotar como objeto de estudo o programa Superstar da Rede Globo, que utiliza os recursos supracitados no seu processo de comunicação e inova o método das ofertas de espaços comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Pinheiro de Rezende, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP). Mestre em Design e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo (2009). Atua como professor da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e Universidade de Salvador (UNIFACS).

Vânia Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). É pesquisador da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e presta serviço voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PROFESSOR PERMANENTE). É bolsista do CNPq na modalidade DTI-A, para o período de 01/01/2014 a 31/12/2015. Lider do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas.

Referências

ALMEIDA, Marcus e ROSA, Pricila. Internet, Intranet e redes corporativas. São Paulo: Brasport Livros e Multimídia Ltda, 2000.

ARNAUT, Rodrigo; NOGUEIRA, Fernanda, et al. Era transmídia. Revista Geminis, Ano 2 - n. 2, 2011. p. 259 – 275. Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br

/index.php/geminis/article/view/93/pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2014.

BARKHUUS, Louise; CAUCHI, Mikkel; PRUZAN, Rebecca, et al. Cross-Media Under Surveilance. Disponível em: <http://www.it-c.dk/barkhuus/echelon.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2014.

BONSIEPE, Gui. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

Facebook. Disponível em: <http://www.facebook.com.br/>. Acesso em: 02 de jul. 2014.

Folha de São Paulo Online. Acesso à internet no Brasil cresce, mas 53% da população ainda não usa a rede. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1279552-acesso-a-internet-no-brasil-cresce-mas-53-da-populacao-ainda-nao-usa-a-rede.shtml>. Acesso em: 02 de jul. 2014.

Folha de São Paulo Online. Audiência das emissoras. Disponível em: <http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2014/06/1469847-record-foi-a-emissora-que-mais-perdeu-audiencia-com-o-inicio-da-copa-do-mundo.shtml>. Acesso em: 02 de jul. 2014.

F5. Número de internautas no Brasil ultrapassa 100 milhões, segundo Ibope. Disponível em: http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/ricardofeltrin/2013/10/1358003-projecao-aponta-2013-como-pior-ano-da-globo-em-ibope.shtml. Acesso em: 02 de jul. 2014.

Globo Comunicação e Participações Investor Relations. Disponível em: < http://globoir.globo.com/>. Acesso em: 15 abr. 2014.

Globo. Divisão de Planejamento de Marketing. Depto. Planejamento Rede. Programa Superstar. Disponível em: <http://comercial.redeglobo.com.br/planos_comerciais_rede/publicacao/superstar.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Globo.com. Você é o jurado! Baixe o aplicativo do SuperStar e se prepare para votar! Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/Participe/noticia/2014/03/voce-e-o-jurado-baixe-o-aplicativo-do-superstar-e-se-prepare-para-votar.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Google Trends. Resultado da banda Malta no Google. Disponível em: <http://www.google.com.br/trends/hottrends#pn=p18>. Acesso em: 29 jul. 2014.

Grupo de Mídia de São Paulo. Estudos Marplan/EGM e IBOPE Media. Disponível em: < http://midiadadosrdp.digitalpages.com.br/html/reader/119/15659>. Acesso em: 04 de jul. 2014.

Gshow. É campeã! Malta conquista 74% dos votos e vence o SuperStar. Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/O-programa/noticia/2014/07/

malta-conquista-74-dos-votos-e-vence-o-superstar.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

HIPÓLITO, Leandro. Diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais. Disponível em: <http://www.meionorte.com/leandrohipolito/diferenca-entre-redes-sociais-e-midias-sociais-167437.html>. Acesso em: 29 jul. 2014.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 29 jul. 2014.

IBOPE. Audiência do programa Superstar. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/Paginas/home.aspx>. Acesso em: 29 jul. 2014.

IBOPE. Investimento publicitário em 2013. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/TabelasMidia/investimentopublicitario/Paginas/MEIOS-DE-COMUNICA%C3%87%C3%83O---1%C2%BA-SEMESTRE-2013.aspx>. Acesso em: 02 jun. 2014.

NIELSEN. Número de pessoas com acesso à internet no Brasil supera 120 milhões. Disponível em:< http://www.nielsen.com/br/pt/press-room/2014/Numero-de-pessoas-com-acesso-a-internet-no-Brasil-supera-120-milhoes.html>. Acesso em: 02 jun. 2014.

IBOPE. Investimentos publicitários – 1º semestre de 2014 em 2013. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/Infograficos/Paginas/Investimentos-Publicitarios-1-Semestre-de-2014.aspx>. Acesso em: 02 jun. 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JUNGBLUT, Airton Luiz. A heterogenia do mundo on-line: algumas reflexões sobre

virtualização, comunicação mediada por computador e ciberespaço. Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ha/

v10n21/20621.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2014.

KRIPPENDORFF, Klaus. Design Centrado no ser humano: Uma necessidade cultural. São Paulo: Estudos em Design, 2000. Disponível em: < http://periodicos.anhembi.br/arquivos/Hemeroteca/Periodicos_MO/Estudos_em_Design/107170.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2014.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1997.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.

LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia. Arquitetura e navegação no ciberespaço.São Paulo: Editora Iluminuras Ltda. 1999.

LEÃO, Lucia. Os sistemas hipermidiáticos e a construção da complexidade. Artigo. 1999.

Meio & Mensagem. Globo fatura R$ 14,6 bilhões em 2013. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/03/26/Globo-fatura-14-6-bilhoes-em-2013.html>. Acesso em: Acesso em: 02 ago. 2014.

Meio & Mensagem. J&F compra cotas do Superstar. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/03/06/JF-compra-cotas-do-SuperStar.html>. Acesso em: Acesso em: 02 ago. 2014.

Memorial Globo. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/institucional/

cronologia.htm>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Memorial Globo. Globo.com e G1. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com

/institucional/cronologia/2006/lancamento-do-portal-g1.htm>. Acesso em: 28 jul. 2014.

MOURA, Mônica. A interatividade no design de hipermídia. Trabalho apresentado no 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Paraná, 2006.

MOURA, Mônica. O design de hipermídia – Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

PINHEIRO, Mauro. Autoria e Comunicação no Design de Interação. Artigo. 8 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação – Além da interação homem-computador: São Paulo: Editora Bookman, 2005.

Rede Globo de Televisão. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/>. Acesso em: 28 jul. 2014.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2004.

SAFFER, Dan. A definition of interaction Design. Disponível em: <http://www.odannyboy.com/blog/archives/001000.html>. Acessado em: 21 jan. 2015.

SAFFER, Dan. The role of Metaphor in Interaction Design. Artigo. Disponível em: <http://www.odannyboy.com/portfolio/thesis/saffer_thesis_paper.pdf>. Acessado em: 21 jan. 2015.

Site oficial do Programa Superstar. Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/index.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

Sobre o grupo J&F. Disponível em: <http://www.bancooriginal.com.br/site/Sobre-o-Grupo-J-e-F.aspx>. Acesso em: Acesso em: 28 jul. 2014.

Programa Superstar. Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/superstar/

index.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.

ULBRICHT, Vânia, BUGAY, Edson. Hipermídia. Florianópolis – Santa Catarina: Bookstore Livraria Ltda, 2000.

ULBRICHT, Vânia Ribas. Ambientes adaptativos: trilhando novos caminhos para a hipermídia. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2006.

Universo Online - UOL. Após vencer “SuperStar”, banda Malta domina Top 10 do iTunes no Brasil. Disponível em: <http://musica.uol.com.br/

noticias/redacao/2014/07/11/apos-vencer-superstar-banda-malta-domina-top-10-do-itunes-no-brasil.htm>. Acesso em: 29 jul. 2014.

Universo Online - UOL Tecnologia. Número de internautas no Brasil ultrapassa 100 milhões, segundo Ibope. Disponível em: <http://tecnologia.uol.com.br/

noticias/redacao/2013/07/10/numero-de-internautas-no-brasil-ultrapassa-100-milhoes-segundo-ibope.htm>. Acesso em: 21 mai. 2015.

ZenithOptimedia. Disponível em: <http://www.zenithoptimedia.com/

wp-content/uploads/2013/07/Top-30-Global-Media-Owners-2013-28_5.pdf> Acesso em: 28 jul. 2014.

Downloads

Publicado

2015-06-28

Como Citar

PINHEIRO DE REZENDE, H.; RIBAS ULBRICHT, V. A Influência do Design de Interação e da Transmídia na Esfera Comercial da Televisão Aberta Brasileira. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 17–39, 2015. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/216. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.