Design, publicidade e neurociência: Uma reflexão interdisciplinar em tempos de convergência midiática

Autores

  • Diogo Rógora Kawano USP
  • Eva Jussara Carvalho Furtado USP
  • Leandro Leonardo Batista USP

Palavras-chave:

design, publicidade, convergência midiática, eye tracking, neurociência

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão interdisciplinar relacionando às esferas do design, da publicidade e da neurociência, a fim de apresentar e discutir como os estudos científicos envolvendo a metodologia do eye tracking podem auxiliar na compreensão dos processos atencionais atrelados à experiência dos usuários com os media. Para tanto, foi realizada uma revisão da bibliografia contendo alguns dos principais estudos empíricos nos três âmbitos acima descritos. Como principal resultado, nota-se que a aproximação dessas áreas traz uma rentável discussão à esfera da convergência midiática, embora poucas pesquisadas tenham sido feitas no Brasil, evidenciando uma necessidade por mais estudos nessa direção.

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Biografia do Autor

Diogo Rógora Kawano, USP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – PPGCOM-USP, mestre e bacharel pela mesma instituição. Membro do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas - 4C USP.

Eva Jussara Carvalho Furtado, USP

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Membro do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas - 4C USP. Bacharel em Design – habilitação em projeto de produto pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Leandro Leonardo Batista, USP

Professor Doutor em Comunicação Social - University of North Carolina, docente da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e membro do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas – 4C USP.

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Publicado

2015-06-28

Como Citar

RÓGORA KAWANO, D.; JUSSARA CARVALHO FURTADO, E.; LEONARDO BATISTA, L. Design, publicidade e neurociência: Uma reflexão interdisciplinar em tempos de convergência midiática. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 79–100, 2015. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/219. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê