Recursos composicionais aplicados à trilha musical de videogames como elementos narrativos e de gameplay: O exemplo de yasunori mitsuda e sua composição para chrono cross

Autores

  • Luiz Fernando Valente Roveran Unesp
  • Yara Borges Caznok Unesp

Palavras-chave:

Videogame, Trilha musical, RPG, Chrono Cross, Yasunori Mitsuda

Resumo

Este artigo visa evidenciar o uso de técnicas e recursos de composição musical como elementos de auxílio construtivo às outras partes constituintes de um jogo eletrônico - especialmente a narrativa e seu gameplay. Isto foi feito através da análise da trilha musical de um consagrado RPG japonês - Chrono Cross (1999) - e considerando sua ligação com o game como um todo. Os resultados apontam para uma relação intrínseca entre música e a mídia à qual se associa, além de uma clara preocupação do compositor Yasunori Mitsuda em buscar uma unidade estética e funcional.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Valente Roveran, Unesp

Licenciado em Educação Musical pelo Instituto de Artes da Unesp (2013).

Yara Borges Caznok, Unesp

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2001). Responsável pela criação e Coordenação do Projeto de Extensão Da Capo Curso Preparatório para o Vestibular de Música. Atualmente, é Coordenadora do Conselho de Cursos de Bacharelado em Música e de Licenciatura em Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo.

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Jogos Eletrônicos

CHRONO Cross. KATO, Masato. Tóquio: Squaresoft, 1999. 2 CD-ROM, NTSC.

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Publicado

2014-07-13

Como Citar

VALENTE ROVERAN, L. F.; BORGES CAZNOK, Y. Recursos composicionais aplicados à trilha musical de videogames como elementos narrativos e de gameplay: O exemplo de yasunori mitsuda e sua composição para chrono cross. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 185–203, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/197. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas