Implicações Transmidiáticas do uso do RPG e do Wargame como ferramenta de apoio à Vastas Narrativas de Fantasia Medieval

Autores

  • Leonardo De Andrade UFSCar
  • Tiago Dos Santos UFSCar
  • Diogo Augusto Gonçalves UFSCar
  • Layla Stassun Antonio UFSCar

Palavras-chave:

D&D, Narrativa Vasta, Terras de Shiang, ReOPS, RPG, Wargame.

Resumo

Surgidos na década de 1970, o Wargame Chainmail e o primeiro RPG compartilharam o gênero da fan-tasia medieval para explorar narrativas interativas. Neste artigo são analisadas as principais vastas narrativas do gênero fantástico medieval envolvendo RPG e Wargame e as implicações transmidiáticas das adaptações. Alguns sistemas de regras têm suas mecânicas de jogo discutidas, trazendo base para a experiência do uso do RPG como ferramenta de apoio criativo e de coesão de narrativa no cenário Terras de Shiang. Utilizando regras de RPG e de Wargame, o artigo mostra o processo criativo e as im-plicações transmidiáticas da experiência analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

DE ANDRADE, L.; DOS SANTOS, T.; GONÇALVES, D. A.; ANTONIO, L. S. Implicações Transmidiáticas do uso do RPG e do Wargame como ferramenta de apoio à Vastas Narrativas de Fantasia Medieval. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 103–134, 2011. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/80. Acesso em: 24 abr. 2024.