Na Trilha Dos Sujeitos: audiovisual, memória e o evento de empoderamento para as mulheres

Autores

  • Fernanda Capibaribe Leite UFPE

Palavras-chave:

Feminismo, Empoderamento, Memória, Audiovisual

Resumo

Como a atualização das memórias individuais representadas nas imagens podem compor discursos sobre autonomia para as mulheres? A partir de quatro filmes produzidos pelo consórcio internacional Pathways of Women’s Empowerment, este artigo propõe a definição de um evento de empoderamento para as mulheres enquanto processo de mudanças em suas vidas, midiatizado através das imagens e que se conecta a dois outros eventos contemporâneos: da fotografia e do endereçamento fílmico. A intenção é investigar como os filmes abordam os espaços de transição para diferentes sujeitos-mulher, a partir das narrativas da memória que contraem passado e futuro no presente e estabelecem linhas de pertencimento por via de um “tornar-se”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Capibaribe Leite, UFPE

Professora de Comunicação e Cultura Visual da UFAL, doutoranda bolsista (CAPES) em Mídia e Estética do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Como Citar

CAPIBARIBE LEITE, F. Na Trilha Dos Sujeitos: audiovisual, memória e o evento de empoderamento para as mulheres. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 219–235, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/123. Acesso em: 16 abr. 2024.