VISITE ERODA
NARRATIVA TRANSMIDIÁTICA PROMOCIONAL PARA A INDÚSTRIA MUSICAL
Palavras-chave:
Comunicação, Narrativas, Transmídia, Indústria musical, Cultura de fãsResumo
A partir do estudo de uma campanha criada para divulgar lançamentos fonográficos, são discutidas questões relativas a estratégias transmidiáticas e seus aspectos narrativos, além de sua adequação a um público-alvo específico: fandoms. A indústria musical apresenta possibilidades e desafios específicos para o uso de narrativas transmidiáticas como recurso promocional. Enquanto o público formado por fandoms ativos facilita ações precisas de engajamento, o produto, música, por não ser inerentemente narrativo, requer a aplicação de mecanismos alternativos. A campanha Visit Eroda, promovendo o cantor britânico Harry Styles, apresenta uso eficaz de recursos narrativos e conceituais em uma estratégia transmidiática.
Downloads
Referências
DUFFETT, M. Understanding fandom: an introduction to the study of media fan culture. New York: Bloomsbury, 2013.
EVANS, E. Transmedia Television: Audiences, New Media, and Daily Life. New York: Routledge, 2011.
HILLS, M. Fan Cultures. London / New York: Routledge, 2002.
HILLS, M. Torchwood’s trans transmedia: Media tie-ins and brand ‘fanagement’. Participations: Journal of Audience & Receptions Studies, v. 9, n. 2, p. 409-428, Nov. 2012.
JENKINS, H. Textual Poachers: Television Fans & Participatory Culture. New York: Routledge, 1992.
JENKINS, H. Convergence? I Diverge. MIT Technology Review, June 2001. Disponivel em: <http://www.technologyreview.com/business/12434/>.
JENKINS, H. Transmedia Storytelling. MIT Technology Review, Jan. 2003. Disponivel em: <http://www.technologyreview.com/news/401760/transmedia-storytelling>. Acesso em: 07 Jul. 2014.
JENKINS, H. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2006.
JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling 101. Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins. 22 mar. 2007. Disponível em: http://henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html. Acesso em: 01 jul. 2014.
JENKINS, H.; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da Conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
KAUFMAN, Gil. Here's How Harry Styles Pulled Off the Most Viral Marketing Campaign of 2019 For 'Adore You' Video. Billboard. 06 dez. 2019. Disponível em: https://www.billboard.com/articles/columns/pop/8545527/adore-you-harry-styles-viral-campaign. Acesso em: 13 dez. 2019
ROLLI, Bryan. Harry Styles’ ‘Fine Line’ Becomes The First No. 1 Album Of The Next Decade. Forbes. 30 dez. 2019. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/bryanrolli/2020/12/30/harry-styles-fine-line-becomes-the-first-no-1-album-of-the-next-decade/#e375c87504ae. Acesso em: 16 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.