O olhar e a contra-perspectiva

Autores

  • Alexandre Davi Borges UFRGS
  • Suely Fragoso UFRGS

Palavras-chave:

ponto de vista, perspectiva, espaço

Resumo

Tendo como base as significações construídas pelas diferentes modalidades do olhar, propomos neste trabalho a noção de contra-perspectiva. A perspectiva - e, com ela, a imersão visual - diz respeito ao alinhamento entre os pontos de vista do observador teórico e daquele que efetivamente olha para a imagem. A contra-perspectiva, por sua vez, corresponde à visão daqueles que, sendo eles mesmos parte da imagem, simbolicamente olham para quem os vê. Após a descrição e discussão dessa construção espacial e suas características, discutimos brevemente o caso particular dos autorretratos e sugerimos possibilidades para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Davi Borges, UFRGS

Professor de Comunicação e Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS. Doutorando no  Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCom) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS.

Suely Fragoso, UFRGS

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCom) e em Design (PGDesign) e do Curso de Design Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BOLTER, Jay. e GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999

COLERIDGE, Samuel T. Biographia Literaria. EBook #6081, Project Gutenberg, Release date: Julho de 2004, Última atualização: Janeiro de 2013. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/6081 [05/02/2013]

FRAGOSO, Suely. Lembranças dos mídias mortos. Conexão Comunicação e Cultura (Caxias do Sul), v. 1, n. 1, 2002, p. 103-116.

__________. O Espaço em Perspectiva. Rio de Janeiro, E-Papers, 2005.

__________. Imersão Em Games: Da Suspensão de descrença à encenação de Crença. In: Anais da Compós 2013 - XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília: Compós, 2013

FRAGOSO, Suely e ROSÁRIO, Nísia. M. Melhor Que Eu: um estudo das representações do corpo em ambientes gráficos multi-usuário online de caráter multicultural. Interin (Curitiba), v. 6, p. 3, 2008.Disponível em http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/view/89 [15/03/2014]

GUMBRECHT, H. U. Perception versus Experience. In. LENOIR, T. (org.) Inscribing Science, Scientific Texts and the Materiality of Communication. Stanford: Stanford UniversityPress, 1998,pp. 351-364.

HEIDEGGER,Martin. Being and Time. Oxford: Blackwell Publishers Ltda, 2001.

LACAN, Jacques. “El Estadio del Espejo como Formadorde la Función del yo (je)”. Presented in XVI Congreso Internacional de Psicoanálisis, Zurich, 17/07/1949, 1949. Disponível em El Oriba, http://www.elortiba.org/lacan5.html[14/01/2008]

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas:Papirus Editora, 1997.

__________. A Ilusão Especular. São Paulo, Brasiliense, 1984.

__________. O sujeito na tela. Modos de enunciação no cinema e no ciberspaço. São Paulo: Ed Paulus, 2007

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

METZ, Christian. The Imaginary Signifier: psychoanalysis and the cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1982.

MURRAY, Janet. Hamlet on the Holodeck: the future of narrative in cyberspace. Cambridge: MIT Press, 1998.

SALEN, Katie e ZIMMERMAN Eric. Rules of Play: game design fundamentals. Cambridge: MIT Press, 2004.

SALINGAROS, Nikos. “Urban Space and its Information Field”, Journal of Urban Design, v.4, 1999, pp. 29-49. Disponível em: http://www.math.utsa.edu/ftp/salingar/UrbanSpace.html [31/11/1999]

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

DAVI BORGES, Alexandre; FRAGOSO, Suely. O olhar e a contra-perspectiva. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 111–128, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/192. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.