O Espaço ao Espaço Público e ao Sentido dos Fatos que os Media nos Oferecem

Autores

  • Jose Manuel da Silva Simoes Saint Joseph University

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901007

Palavras-chave:

comunicação, media

Resumo

 

Comunicar é tornar comum e informar é dar forma à comunicação. Entre um e outro vai frequentemente uma distancia que nem sempre é possível eliminar. O objetivo deste artigo é mostrar que tanto a comunicação como a informação são um espaço ao sentido da vida. Pese embora as contrariedades e obstáculos, a conivência com os poderes, os imperativos de rentabilidade, a pressão do tempo e a aceleração, os media oferecem um espaço ao espaço público, ao sentido dos fatos, à interpelação; um espaço ao sentido da vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Manuel da Silva Simoes, Saint Joseph University

Head of the Communication and Media Department

Referências

ATTALI, Jacques, La parole et l'outil, Economie en liberté, P.U.F., Paris, 1975.

BRAJNOVIC, Luka, El Ambito Cientifico de la Information, Ediciones Universidad de Navarra, S.A., Pamplona, 1979.

Cabral, Águeda Miranda e Santana Adriana, O Processo de Construção da Verdade no Jornalismo, SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil, novembro de 2010.

DUMAS, R., Le droit de l'information, Presses Universitaires de France, Paris, 1981.

DURAND, Jacques, Les formes de la communication, Dunod Communications, Paris, 1981.

ESCARPIT, Robert, Théorie générale de l'information et de la communication, Classiques Hachette, Paris, 1976.

EPSTEIN, Isaac, Teoria da informação, Editora Ática, S.Paulo, 1986.

JULIEN, Claude, "A arte da desinformação", A Comunicação Social Vítima dos Negociantes, Editorial Caminho, Lisboa, 1992.

LALANDE, André, Vocabulaire théchnique et critique de la philosophie, P.U.F. 12 éd., 1976.

RUSSO e ERBES, citados por BAREL, Y., Prospective et société, Documentation Française, Paris, 1972.

TAMBOSI, Orlando, Jornalismo e teorias da verdade, Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.30, nº 1, jan./jun.2007.

TELES, Manuela, Phénoménologie de la Communication, Tese de Doutoramento do 3º Ciclo, Panteon Sorbonne, Paris, 1984.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

SIMOES, J. M. da S. O Espaço ao Espaço Público e ao Sentido dos Fatos que os Media nos Oferecem. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 111–124, 2018. DOI: 10.4322/2179-1465.0901007. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/352. Acesso em: 16 abr. 2024.