Quando a TV Vai Além da Sala de Estar: por uma análise cultural dos usos de novos dispositivos tecnológicos

Autores

  • Carlos Eduardo Marquioni Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Palavras-chave:

Determinismo tecnológico, Televisão conectada, Cultura, Pós-modernidade

Resumo

Em um momento quando são frequentemente disponibilizadas atualizações das tecnologias da informação e comunicação, há risco de ser atribuída aos dispositivos tecnológicos per se a responsabilidade por transformações sociais: trata-se de simplificação que caracteriza determinismo tecnológico. O artigo apresenta a noção de cultura como alternativa para minimizar esse risco, utilizando uma propaganda de televisão conectada veiculada na TV brasileira como objeto empírico para exemplificar e analisar dois contextos em que novos dispositivos tecnológicos são apresentados como responsáveis por determinar mudanças no comportamento social (tanto afastamento quanto aproximação pessoal).

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marquioni, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Professor do programa de pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutor (2012) e Mestre (2008) em Comunicação e Linguagens pela mesma instituição. É ainda membro do grupo de pesquisa Imagens, sentidos e regimes de interação/CNPQ da UTP.

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Publicado

2013-08-11

Como Citar

EDUARDO MARQUIONI, C. Quando a TV Vai Além da Sala de Estar: por uma análise cultural dos usos de novos dispositivos tecnológicos. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 6–19, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/124. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê