Roteiro e design da narrativa (de Games)

Autores

  • João Winck UNESP
  • Dorival Rossi UNESP

Palavras-chave:

design, narrativa, prossumer

Resumo

A tecnologia narrativa audiovisual inaugura um modo de produção coletivo no qual a figura do autor se mescla e se anula na equipe de realizadores, os prossumidores. O projeto lógico estrutural ou design de relações da narrativa é o que emoldura toda a complexidade dos múltiplos projetos narrativos numa organização teleológica, uma espécie de “estrutura ausente”, um esqueleto fluido, invisível e inaudível. O design do audiovisual, é uma geometria plástica, matemática e política capaz de levar à compreensão das “mensagens” do audiovisual pela “maneira” de desenhar e organizar a trama no corpo da tecnologia narrativa; e  isso inaugura um novo design: o Design de Relações.

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Biografia do Autor

João Winck, UNESP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Professor no Departamento de Comunicação Social da UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus de Bauru).

Dorival Rossi, UNESP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Professor da UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus de Bauru). Coordenador do programa de pós-graduação (especialização) em Game Design UNESP.

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Publicado

2012-12-18

Como Citar

WINCK, J.; ROSSI, D. Roteiro e design da narrativa (de Games). Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 210–218, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/122. Acesso em: 19 abr. 2024.