POLÍTICA GOVERNAMENTAL DE INOVAÇÃO E O SETOR DE REALIDADES ESTENDIDAS (XR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p46-70

Palavras-chave:

inovação, política pública, Realidades Estendidas

Resumo

As indústrias criativas são reconhecidas como drivers de mudança e inovação em toda a cadeia econômica, fato que requer investimentos em políticas públicas voltadas para a inovação em uma nova economia pautada no conhecimento e na Indústria 4.0. Entre as 138 empresas que participaram da pesquisa Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil, 71.96% já atuam na produção de conteúdos XR, e 17.76% têm desejo de atuar no futuro. O presente artigo busca contrapor os reflexos da atual política de inovação no Brasil frente às demandas levantadas no Mapeamento, pelas empresas que atuam no setor de Realidades Estendidas.

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Biografia do Autor

Ines Maria Silva Maciel, UFSCar e UFRJ

Inês Maciel é Doutora em Engenharia pela COPPE/UFRJ e professora do Mestrado Profissional - PPGMC/ECO-UFRJ no segmento de narrativas imersivas e Cinematic VR. Desde 2019, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado denominada “Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil,  junto à UFSCar, associado ao grupo de pesquisa CENA, sob a supervisão da Profa. Alessandra Meleiro. A pesquisadora também é produtora de filmes em Cinematic VR, sendo também responsável pela condução dos Workshops em Cinematic VR, no Festival de Gramado 2019, e em 2021 conduziu workshops sobre Produção de Narrativas Imersivas em VR para empresa ARAMCO (Arábia Saudita), em parceria com a empresa YDREAMS GLOBAL.

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Publicado

2023-05-27

Como Citar

MACIEL, I. M. S. POLÍTICA GOVERNAMENTAL DE INOVAÇÃO E O SETOR DE REALIDADES ESTENDIDAS (XR). Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 46–70, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p46-70. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/708. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos