Política Pública Cultural: embrafilme como desenvolvimento da cinematografia brasileira

Autores

  • Cristóvão Domingos De Almeida Universidade Federal do Pampa
  • Cleber Morelli-Mendes Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

audiovisual, cinema brasileiro, EMBRAFILME, indústria cinemtográfica, políticas públicas

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender a EMBRAFILME como referência para o fortalecimento da indústria cinematográfica brasileira, através da política pública cultural aplicada no governo militar. Parte-se do pressuposto no qual o cinema brasileiro não existia enquanto indústria e que encontrou no Estado a força necessária para se estabelecer. O governo militar percebeu no cinema a possibilidade de estabelecer o diálogo com parte dos intelectuais e também canais para consolidar a identidade nacionalista. Fundamentamos a análise em estudos bibliográficos e em dados estatísticos gerados pela própria EMBRAFILME. Evidenciamos, que a atuação estatal no cinema brasileiro e sua participação no processo de industrialização, foi decisiva para a contínua manutenção de uma cinematografia mais brasileira e menos estrangeira.

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Biografia do Autor

Cristóvão Domingos De Almeida, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Comunicação pela UFRGS, mestre em Educação e professor do curso de Relações Públicas - ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa.

Cleber Morelli-Mendes, Universidade Federal do Pampa

Estudante de Graduação do Curso de Relações Públicas - ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa.

Referências

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Publicado

2014-07-13

Como Citar

DOMINGOS DE ALMEIDA, C.; MORELLI-MENDES, C. Política Pública Cultural: embrafilme como desenvolvimento da cinematografia brasileira. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 170–184, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/196. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas