NARRATIVA COMPLEXA, NEOBARROCO E CULTURA PARTICIPATIVA:

UM ESTUDO A PARTIR DA SÉRIE DE TELEVISÃO MR. ROBOT

Autores

Palavras-chave:

cultura participativa, complexidade narrativa, neobarroco, televisão, fãs

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a série televisiva Mr. Robot. Questiona-se como a série desponta como exemplo de narrativa capaz de oferecer uma experiência participativa por meio de recursos complexos e de uma estética neobarroca. A partir disso, o trabalho faz uma reflexão narratológica e considera tais elementos constitutivos do programa como parte de um projeto que tem como princípio a busca por um engajamento profundo. O trabalho busca compreender a utilização de artifícios que incitam a participação da audiência, tendo em vista a progressão do estudo de narrativas complexas na atualidade

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Biografia do Autor

Natália Santos Dias, Universidade Federal de Goiás

Graduanda do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi voluntária de Iniciação Científica, na área de Linguística, Letras e Artes com plano de trabalho com ênfase em estudos narratológicos e práticas participativas.

Rodrigo Cássio Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professor da Universidade Federal de Goiás, onde atua no curso de Comunicação Social - Bacharelado em Publicidade e Propaganda, da Faculdade de Informação e Comunicação, e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais (Mestrado e Doutorado), da Faculdade de Ciências Sociais.

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Publicado

2019-07-19

Como Citar

SANTOS DIAS, N.; CÁSSIO OLIVEIRA, R. NARRATIVA COMPLEXA, NEOBARROCO E CULTURA PARTICIPATIVA:: UM ESTUDO A PARTIR DA SÉRIE DE TELEVISÃO MR. ROBOT. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 89–110, 2019. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/384. Acesso em: 25 abr. 2024.