Vídeo e Texto na Web: da convergência de linguagens às novas relações na narrativa noticiosa

Autores

  • Duílio Fabbri Júnior PUC-Campinas
  • Fabiano Ormaneze PUC-Campinas

Palavras-chave:

webjornalismo, televisão, texto, linguagem, leitura

Resumo

Este artigo mostra como a televisão na era digital enfrenta o desafio da convergência de mídia. Na internet, a linguagem de TV não se resolve, tendo o texto e a edição de vídeos como suporte para uma nova linguagem. O vídeo, no mesmo tamanho e formato exibido na televisão, é praticamente desprezado pelo internauta e acaba acessado como consulta em trilhos próprios ao invés de ser um material informativo para o usuário. Para demonstrar como essa característica de leitura de informações na internet cria uma nova relação entre texto e vídeos na internet serão analisadas três reportagens do site G1, da Rede Globo. A inclusão de vídeos sem edição, diferentes das matérias veiculadas nos telejornais, geraram mais acessos, indicando as características do internauta e do que se procura em termos de vídeos na internet, ou seja, uma narrativa e uma linguagem construídas não apenas pelo veículo de comunicação, mas também a partir da interação com os internautas e da quebra de antigos paradigmas sobre as formas de se noticiarem um fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Duílio Fabbri Júnior, PUC-Campinas

Jornalista. Mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero. Professor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. Gerente de Jornalismo do G1.

Fabiano Ormaneze, PUC-Campinas

Jornalista. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. Professor da PUC-Campinas.

Referências

CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

CARR, Nicholas. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros? Rio de Janeiro: Agir, 2011.

GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. São Paulo: FGV, 2010.

HERNANDES, Nilton. O portal: jornalismo na internet. In: ______. A mídia e seus truques. São Paulo: Contexto, 2006, p. 233-264.

RIBAS, Beatriz. Características da notícia na web-considerações sobre modelos narrativos. II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2004. Disponível em: www.facom.ufba.br/jol. Acesso em: 21 mar. 2013.

RODRIGUES, Paola. Telejornalismo 2.0: o telespectador como novo produtor de conteúdos digitais noticiosos. Congresso Panamericano de Comunicação (Panam), 2010. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/panam/pdf/GT3_Art2_Paola.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013. ı

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2004.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

FABBRI JÚNIOR, D.; ORMANEZE, F. Vídeo e Texto na Web: da convergência de linguagens às novas relações na narrativa noticiosa. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 146–158, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/194. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.