As marcas televisivas na atual produção cinematográfica brasileira

Autores

  • Miriam de Souza Rossini UFRGS

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Televisão, Modelos estéticos.

Resumo

A proposta deste artigo é discutir as marcas televisivas na atual produção cinematográfica brasileira, a partir da série Se eu fosse você 1 (2006) e 2 (2008) de Daniel Filho, que compõem o corpus da pesquisa “Cinema Popular Contemporâneo: modelos estéticos e narrativos do cinema brasileiro”. Essas novas comédias resultam de uma combinação entre uma tradição cinematográfica que é recuperada e um padrão estético-narrativo decorrente dos avanços tecnológicos e produtivos da televisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam de Souza Rossini, UFRGS

Doutora em História (UFRGS) e Mestre em Cinema (USP). Graduada em Jornalismo (PUCRS) e em História (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da UFRGS. Coordenadora do PPG em Comunicação e Informação da UFRGS. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Referências

CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.

DANIEL FILHO. O circo eletrônico. Fazendo TV no Brasil. 2ed. Revista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

DANIEL FILHO. Se eu fosse você. DVD, 2006.

DANIEL FILHO. Se eu fosse você 2. DVD, 2009.

FECHINE, Yvana. O vídeo como projeto utópico da televisão. In: MACHADO, Arlindo (org.). Made in Brasil. Três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras : Itaú Cultural, 2007.

LUNARDELLI, Fatimarlei. O Psit! O cinema popular dos Trapalhões. Porto Alegre: Artes & Ofício, 1996.

SOUSA, Ana Paula. O domador de público. Carta Capital, Edição 456, 2006.

REVISTA DE CINEMA, Edição 13. São Paulo, maio de 2001.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart Ribeiro; SACRAMENTO, Igor;

ROXO, Marco. História da televisão no Brasil. Do início aos dias de hoje. São Paulo; Contexto, 2010.

ROSSINI, Miriam de Souza. Diferentes concepções de popular no cinema brasileiro. In:AMANCIO, Tunico; HAMBURGER; Esther; MENDONÇA, Leandro; SOUZA, Gustavo. Estudos de Cinema Socine, Ano IX. Annablume: São Paulo, 2008, p. 359-366.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

DE SOUZA ROSSINI, M. As marcas televisivas na atual produção cinematográfica brasileira. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 19–33, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/181. Acesso em: 26 abr. 2024.