Tron e a construção de um mundo eletrônico

Autores

  • Carolina Figueiredo Faculdade Vale do Ipojuca/Faculdades Integradas Barros Melo

Palavras-chave:

Tron, mundo eletrônico, ciberespaço.

Resumo

No início dos anos 80, período de grande desenvolvimento da informática, começam a surgir as pri-meiras representações artísticas do ciberespaço. No cinema, o filme Tron (1982) é pioneiro a construir o mundo eletrônico, dando-lhe formas e cores. O presente artigo procura analisar esta construção e suas relações com a narrativa fílmica, assim como seus desdobramentos em Matrix (1999) e Tron Legacy (2010). Para isso, usa-se como base o artigo Tron: uma representação pioneira do ciberespaço (FIGUEIREDO, 2011), ampliando algumas de suas considerações.

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

FIGUEIREDO, C. Tron e a construção de um mundo eletrônico. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 238–248, 2011. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/91. Acesso em: 19 abr. 2024.