NARRATIVAS DIGITAIS NO DESIGN
ESTRATÉGIAS PARA EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE A EXPOSIÇÃO ROCK METALVERSO BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p337-354Palavras-chave:
Design, Narrativas Digitais, MetaversoResumo
Este artigo investiga o papel das narrativas digitais no design como estratégia para a construção de experiências imersivas no metaverso, tendo como objeto de estudo a exposição Rock Metalverso Brasília. A análise mostra como componentes visuais, sonoros e interativos foram articulados de modo a promover o engajamento dos visitantes, fortalecer a memória coletiva e reforçar a identidade cultural vinculada ao rock produzido em Brasília. Os resultados apontam que a integração eficaz desses recursos contribui para uma vivência significativa e à ressignificação da memória coletiva e do reposicionamento do avatar enquanto sujeito ativo na experiência imersiva.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 20/5/2025.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CLARKE, Robert; ADAM, Andrea. Digital storytelling in Australia: academic perspectives and reflections. Arts and Humanities in Higher Education, v. 11, n. 1-2, p. 157-176, feb./apr. 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ955497. Acesso em: 12/6/2025.
GAUDREAULT, André; JOST, François. A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora UnB, 2009.
GODOY, Fernando. Metaverso: como gerar oportunidades e fazer negócios na Web. São Paulo: Buzz Editora, 2022.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
HENNIG-THURAU, Thorsten; OGNIBENI, Björn. Metaverse Marketing. Marketing Intelligence Review. Vol. 14, No. 2, 2022. Disponível em https://intapi.sciendo.com/pdf/10.2478/nimmir-2022-0016 Acesso em 10/5/2025.
KOENITZ, Hartmut. Towards a theoretical framework for interactive digital narrative. In: Interactive Storytelling. Berlin Heidelberg: Springer, 2010.
MARTINO, Luís Mauro de Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MILLER, Carolyn Handler. Digital storytelling: a creator's guide to interactive entertainment. Londres: Taylor & Francis, 2014.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2013.
MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberspaço. São Paulo: UNESP, 2003.
PACETE, Luiz Gustavo. Conheça o metaverso de Nike dentro do jogo Roblox. Forbes. 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/11/conheca-o-metaverso-de-nike-dentro-do-jogo-roblox/. Acesso em 17/6/2024.
RIEDL, Mark O.; STERN, Andrew. Believable agents and intelligent story adaptation for interactive storytelling. In: Technologies for Interactive Digital Storytelling and Entertainment. Berlin Heidelberg: Springer, 2006. p. 1–12.
RIJMENAM, Mark Van. Entre no metaverso: Como a Internet Imersiva destravará uma Economia Social de Trilhões de Dólares. Tradução Cibele Travaglia. Rio de Janeiro: Alfa Books, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Henrique Soares de Almeida, Ana Carolina Kalume Maranhão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.