O CENÁRIO DE NEGÓCIOS PARA CANAIS DE TV SUPERBRASILEIROS: Entraves para o Desenvolvimento de um Modelo Multiplataforma
Palavras-chave:
audiovisual, televisão, novas mídiasResumo
Através de uma análise do cenário de negócios buscou-se descrever os entraves encontrados na transição de um canal superbrasileiro de pequeno porte para um modelo multiplataforma. Foi utilizado para isto o método da pesquisa-ação, que envolve participação ativa das pessoas envolvidas na organização através de seminários com gestores, funcionários e outros profissionais atuantes na cadeia de suprimentos. Conclui-se que há possibilidade de entrada deste tipo de organização no mercado, porém as elevadas barreiras dadas pelas relações entre os grandes agentes impõem graves restrições ao crescimento e sucesso dos modelos multiplataforma.Downloads
Referências
ANCINE. Valor Adicionado pelo Setor Audiovisual: Estudo Anual 2016. 06/10/2016.
ARONCHI, J. Set a Zero: A Queda das Barreiras de Entrada para os Negócios Audiovisuais. Revista GEMInIS, São Carlos, UFSCar, v. 8, n. 1, pp. 182-193, jan. / abr. 2017.
CAMEIRA, R. & PROENÇA, A. Framework do Setor de Telecomunicações. In: CAMEIRA, R. (Ed.) A Indústria de Telecomunicações e o Setor Informacional Multimídia Emergente: Estudo das Cadeias Associadas de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Conteúdo – a Indústria de Telecomunicações e o Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet Editora & Comunicação Ltda., 2008, pp. 65-122.
CHESBROUGH, H., ROSENBLOOM, R. The role of business model incapturing value from innovation: evidence from Xerox Corporation´s technology spin-off companies. Industrial and Cooporate Change, Volume 11, number 3, pp. 529 – 555, 2002.
GALVÃO, A. A Cadeia de Valor Ramificada: Uma Ferramenta Analítica para a Análise Econômica do Setor Audiovisual. In: MOREIRA, S. (Org.) Indústria da Comunicação no Brasil: Dinâmicas da Academia e do Mercado. Rio de Janeiro: UERJ
JOHNSON, M., CHRISTENSEN, C.M. & KAGERMAN, H. Reinventing your business model. Harvard Business Review. Vol .Dec, 2008
OSTERWALDER, A. & PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócio. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
PORTER, M. The Five Competitive Forces That Shape Strategy. Harvard Business Review, janeiro 2008.
PORTER, M. How Competitive Forces Shape Strategy. Harvard Business Review, março 1979.
TEECE, D. J. Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, vol. 43, pp.172 – 194, 2010.
TELECO. Market Share das Operadoras de TV por Assinatura. 14/09/2017. http://www.teleco.com.br/optva.asp. Acessado em 17/11/2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.