As Narrativas Multissequências e as Transnarrtivas Midiáticas Encontradas nos Games e nos Advergames

Autores

  • Patrícia Farias Coelho TIDD/PUC-SP

Palavras-chave:

narrativa multissequêncial, transnarrativa midiática, interações, game, advergame.

Resumo

Este artigo é o resultado parcial de meus estudos de pós-doutorado, em desenvolvimento, no Progra-ma de pós-graduação do TIDD (Tecnologia da Inteligência e Design Digital), na PUC-SP, com o auxílio de bolsa da FAPESP.  A pesquisa foi desenvolvida durante o período em que estive como professora visitante na UPF – Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, sob a supervisão do Profº Dr. José Fer-nandez Cávia. O artigo se propõe a analisar os game-advergames  Differences Little Red-Cap a partir da das novas formas de narrativas multissequênciais e transnarrativas que surgiram, principalmente, com o desenvolvimento desses dois novos meios de comunicação. O objetivo desse estudo é verificar como as narrativas estão se apresentando e sendo desenvolvida nos e para os  advergames-games e, como estes, através de suas características  narrativas multissequênciais e transnarrativas midiáticas podem apre-sentar novas formas de interação digital. Busca-se, portanto, observar de que maneira ocorre a interação entre os jogadores, que são ao mesmo tempo usuários e consumidores-alvos, e a empresa, criadora e patrocinadora do jogo, dentro dessa novas formas de narrativas multissequênciais  e transnarrativas midiáticas que se expandem através dos games e dos  advergames.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ECO, U.. Lector in fabula. Bompiani: Milan. 1979.

GREIMAS, A J.; COURTÉS, J. Sémiotique. Diccionnaire raisonné de la teorie du

langage. Vol.II. Paris: hachette, 1985.

GUIMARÃES, D. de V.. O campo de referências dos videogames: estudo semiótico sobre o objeto dinâmico do game. Dissertação de mestrado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,2008.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução: Susana Alexandria. 2. ed. Amp. e atual.São Paulo: Aleph, 2009.

MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck. O futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução; Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural; Unesp, 2003.

PETITINGA JÚNIOR, P. R. É hora de jogar: a interação entre marcas e consumidores no formato de advergame. Monografia de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda. São Paulo: Universidade Salgado de Oliveira, 2006.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

COELHO, P. F. As Narrativas Multissequências e as Transnarrtivas Midiáticas Encontradas nos Games e nos Advergames. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 167–179, 2011. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/82. Acesso em: 29 mar. 2024.